Nesta segunda-feira, 22, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) emitiu uma Nota de Repúdio contra o Processo Seletivo Simplificado (PSS), Edital nº 01/2024, lançado pela Prefeitura Municipal de Lagarto.
Nele, a gestão disponibilizou duas vagas para Farmacêutico com uma carga horária de 30h e salário de R$ 1.468,80. Esta quantia é totalmente desproporcional à complexidade das atribuições desempenhadas por estes profissionais e ao seu papel na garantia da saúde e bem-estar da população.
“É inadmissível que um profissional tão importante, que garante todo o funcionamento da assistência farmacêutica, desde o suprimento de insumos e medicamentos, permeando pela otimização dos recursos públicos, até a adequada orientação e utilização dos medicamentos seja desvalorizado dessa forma. Essa política salarial não apenas desestimula o desenvolvimento da carreira farmacêutica, como também compromete diretamente a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, disse o presidente do CRF/SE, Carlos Eduardo Oliveira.
Diante disso, o CRF/SE solicitou a revisão imediata deste edital e a valorização justa do trabalho dos farmacêuticos, de modo a refletir sua importância e contribuição efetiva para a saúde do município de Lagarto.
“De início, gostaríamos de contar com a sensibilidade da gestão para recuar de algo tão aviltante para a profissão farmacêutica. Não havendo mudanças, buscaremos outras medidas que visem a solução deste problema”, finalizou Carlos Eduardo.