CONIVALES firma parceria para ofertar a população um serviço de atendimento pré-clínico de saúde

0
460

O Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES), firmou uma parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família – SUS (Bahia), objetivando ofertar a população um serviço de atendimento pré-clínico de saúde.

No intuito de agilizar, qualificar e monitorar os casos confirmados, suspeitos e em isolamento domiciliar de coronavírus, o aplicativo MONITORA COVID-19 e a plataforma web de atendimento, constitui uma sala de situação com a função de apoiar a gestão municipal no monitoramento dos casos em isolamento domiciliar de forma mais eficaz e dinâmica. Com profissionais de saúde na retaguarda, chat interativo para uma rápida comunicação entre o paciente e o profissional de saúde, a ferramenta permite georreferenciar, mapear e classificar cada caso, permitindo que os planejamentos de ações estejam alinhados com a realidade epidemiológica da pandemia e necessidade de cada indivíduo.

O paciente responderá a perguntas simples sobre seu estado de saúde diariamente. Se houver alguma resposta que remeta a sinais de alerta, será sinalizada para a equipe de retaguarda, permitindo que a mesma entre em contato telefônico com a paciente e dispare ações mais eficientes dentro das necessidades dos cidadãos, buscando auxiliar o cidadão na tomada de decisão de procurar ou não um serviço de saúde.

O aplicativo ainda possibilita ao paciente acessar a localização das unidades de urgências mais próxima de sua residência, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre os cuidados no isolamento domiciliar.

Nessa lógica estabeleceremos um ecossistema de cooperação mútua de profissionais de saúde e pessoas em isolamento, no intuito de subsidiar as decisões das pessoas dentro de casa. Lembrando que a retaguarda de profissionais de saúde que farão os atendimentos via sistema poderão ser profissionais afastados por serem dos grupo de risco (mais que 60 anos e morbidades), estudantes do quinto e sexto ano de medicina entre outros voluntários, que por motivos diversos não podem estar no fronte do atendimento pessoal, mas será extremamente útil via plataforma.

Em resumo as principais funcionalidades são:

– Classificação de risco automática das pessoas em isolamento;
– Monitoramento em tempo real das condições clinicas dos pacientes em casa;
– Um canal de comunicação permanente dos profissionais de saúde e as pessoas em sofrimento clinico e/ou psíquico;
– Monitoramento georreferenciado das condições das pessoas;
– Informação de qualidade e dentro da realidade de cada pessoa.

Fonte: ASCOM/CONIVALES

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome