Secretários municipais de Educação e nutricionistas dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES), participaram, nesta quarta-feira, 7, no auditório da FAMES, de evento de reapresentação do Projeto de Compras Compartilhadas de Alimentação Escolar.
Com a realização do evento, o consórcio avançou com o processo da primeira compra compartilhada de itens que compõem a alimentação escolar, realizada no estado de Sergipe.
O diretor de Compras do CONIVALES, Ronaldo Lima, explicou que o projeto já vem sendo fomentado desde 2020, mas que devido à pandemia da Covid-19, essa proposta foi pausada, com retomada neste último trimestre do ano.
“Esse encontro teve o objetivo de apresentarmos a solução aos municípios que demonstraram interesse, para que possamos iniciar os trâmites administrativos para o procedimento licitatório, com a intenção de já iniciarmos as compras compartilhadas no primeiro bimestre de 2023”, anuncia o diretor.
Durante o evento, o diretor de Compras apresentou a área de atuação do consórcio, que trabalha atualmente na gestão de saúde, através do sistema de compras compartilhadas de medicamentos, insumos hospitalares, materiais odontológicos e do sistema próprio de Regulação Médica.
Por ser um consórcio multifinalitário, o CONIVALES está ampliando a atuação para a área da educação e, que para isso aconteça, o diretor e o superintendente Marcos Barroso exibiram a reapresentação do Projeto de Compras Compartilhadas de Alimentação Escolar; explanaram sobre o processo licitatório; a funcionalidade do sistema de compras; e o cronograma das aquisições.
Inicialmente, o Consórcio vai disponibilizar o elenco com 29 itens de alimentos perecíveis, e 93 itens não perecíveis, totalizando 122 itens de alimentos que compõem a alimentação escolar. Os municípios têm até o dia 12 dezembro para formalizar a participação do processo de compra compartilhada através do envio de termo de adesão.
Marcos Barroso relatou sobre a história de fortalecimento do Consórcio e a relação entre os fornecedores. “O consórcio representa o fortalecimento dos pequenos municípios, porque a união reflete no maior número de compras e, com isso, temos um respaldo maior dos fornecedores, por isso, para que possamos ampliar a área de atuação com a compra de alimentos, é necessário a adesão de um grande número de municípios”, pontuou o presidente.
O secretário de Educação de Monte Alegre de Sergipe, José Cleuso, já garantiu a participação do município no processo de compras compartilhadas da alimentação escolar e disse confiar no trabalho do consórcio. “Como eu já conheço o processo do CONIVALES, com a questão de medicamento, eu já queria assinar e resolver o problema do município, porque eu sei que funciona”, declarou o secretário.
Por Innuve Comunicação