Comunidade de Lagarto doa sangue para atendimento transfusional nos hospitais

0
619

A iniciativa de moradores do município de Lagarto colaborou com o serviço de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) na última terça-feira, 31. O casal Manassés Santana Martins e Maiara de Carvalho Correia Martins ressaltaram a satisfação do momento. “Estamos aqui apenas com o desejo de doar e ajudar a salvar vidas”, destacaram.

O gesto do casal foi acompanhado por outros voluntários que doaram sangue pela primeira vez, a exemplo do eletricista Jaelson Freire Oliveira e o cabelereiro Cleverton dos Santos. “O que me fez refletir e vir hoje com o pessoal foi meu irmão Tonny que já é doador”, contou Oliveira. “Todos precisamos de uma pessoa para dá esse balanço na cabeça e falar que a doação é importante e necessária”, completou Cleverton.

“Estamos satisfeitos em recebê-los. Essa iniciativa dos voluntários de Lagarto chega em um momento vital que trabalhamos para restabelecer os estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab positivo e negativo nesse período de baixa nas doações por conta do enfrentamento a pandemia do coronavírus”, salientou a  gerente de Ações Estratégicas do Hemose,  Rozeli Dantas ao frisar.  “É importante que as instituições e grupos fidelizados realizem esse chamamento para organizarmos as doações de forma tranquila e seguira para todos”, comunicou a assistente social.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. No dia anterior a doação de sangue é preciso dormir pelo menos 6 horas, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede o procedimento.

Agendamento

Em decorrência da circulação do coronavírus é necessário evitar aglomeração de pessoas durante o processo de doação de sangue. Dessa forma, para promover a segurança de funcionários e dos voluntários, o Hemose ampliou o serviço de agendamento para doação individual e de grupos de até dez pessoas, através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174 ou pelo email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.

Informações: SES

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome