Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Lagarto honrou um compromisso firmado com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Pública do Estado de Sergipe (SINTESE) e antecipou o pagamento do salário do mês de janeiro juntamente com o terço ferial aos professores da Rede Municipal de Ensino.
A medida tem o objetivo de amenizar os impactos negativos causados pelo não pagamento do salário de dezembro do ano passado, por parte da gestão anterior, o que foi muito comemorado pelo prefeito de Lagarto, Sérgio Reis. “Antecipar o salário dos professores no Dia Internacional da Educação simboliza o compromisso sério que temos com a categoria. Mas não para por aí, porque até o dia 30 de janeiro, todos os servidores vão receber em dia ”, assegurou o gestor.
Já a secretária de Educação, Taysa Mércia, ressaltou que a gestão União e Desenvolvimento têm envidado esforços para vencer todos os desafios encontrados. “Nós queremos oferecer o melhor, e esse melhor passa pelo respeito e atenção às necessidades dos nossos professores, que estão lá na ponta, distribuídos nas mais de 70 escolas, cuidando de quase 14 mil alunos”, enfatizou.
É importante destacar também que a antecipação do salário de janeiro e do terço ferial compõe um pacote de ações voltadas ao fortalecimento e ampliação do diálogo entre o Poder Executivo Municipal e os professores. Prova disso é que, conforme acordado com a categoria, no dia 17 de fevereiro, serão iniciadas as discussões sobre a atualização do piso salarial de 2025.
Além disso, será criada uma mesa de negociação permanente e paritária, composta por representantes do Município e do SINTESE. O objetivo é ampliar o diálogo e viabilizar políticas públicas que garantam uma educação pública de qualidade para todos os lagartenses.