Compra Compartilhada otimiza serviços públicos de municípios sergipanos

0
286

O Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES) tem desempenhado um papel fundamental na otimização e eficiência dos serviços de saúde e educação na região, através do Sistema de Compra Compartilhada. Por meio desse procedimento operacional do consórcio, é viabilizada a aquisição de medicamentos, insumos hospitalares, materiais odontológicos e alimentação escolar, entregues aos municípios consorciados e conveniados.

Com a união dos 44 municípios integrantes, o CONIVALES consegue realizar compras em maior escala, o que resulta em preços mais vantajosos e melhores condições de negociação com fornecedores. Isso possibilita uma economia significativa para os municípios envolvidos, além de garantir o abastecimento adequado de medicamentos e materiais essenciais para a saúde da população.

De acordo com levantamento de dados, o Consórcio entregou somente no primeiro semestre deste ano, o total de mais de 29 milhões de medicamentos, entre comprimidos, frascos, cápsulas, ampolas, entre outras formulações, mais de 900 mil itens de insumos hospitalares, mais de 31 mil itens de materiais odontológicos e mais de 53 mil produtos alimentícios que compõem a alimentação escolar.

O presidente do CONIVALES, Franklin Freire, prefeito do município de Amparo do São Francisco, explica que o Consórcio mantém uma equipe preparada para monitorar os processos licitatórios. “Os gestores municipais identificam os bens que desejam adquirir de forma compartilhada, de acordo com cada programação divulgada, onde são estabelecidos prazos para as inserções de pedidos no sistema e os repasses transferidos ao Consórcio. Desta forma, nós realizamos o processo licitatório e a nossa equipe realiza a gestão de contratos, monitora os prazos, a qualidade e demais aspectos relacionados à entrega dos itens”, esclareceu o presidente.

O superintendente Marcos Barroso destaca ainda, sobre o amplo elenco de itens disponíveis para as aquisições. “Temos uma variação, por exemplo, de até 294 tipos de medicamentos elencados, 219 tipos de produtos hospitalares e 294 tipos de materiais odontológicos na área da saúde. Na área da educação, temos um elenco com 99 tipos de alimentos não perecíveis que compõem a alimentação escolar”, revelou o superintendente do consórcio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome