Investir em tecnologia, ampliar a oferta de serviços prestados e capacitar os colaboradores para um atendimento cada vez mais qualificado e seguro em favor dos usuários. Essas foram metas objetivadas e colocadas em prática pelo Hospital Universitário de Lagarto (HUL) ao longo de 2018, período em que investiu um montante de R$ 11 milhões de reais em equipamentos e reforma, sendo R$ 8,5 milhões em tecnologia, R$ 2,5 milhões em adequações civis, de climatização e elétricas que estão sendo implementadas em toda a estrutura da unidade hospitalar.
Como hospital, porta aberta de Urgência e Emergência, ao longo do ano prestou 52.330 atendimentos, realizou 1.342 cirurgias, além de 4.022 internamentos, acolhendo e assistindo pacientes da Região Centro Sul do estado envolvendo Lagarto, Salgado, Simão Dias, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto. Além desses municípios de referência, também recebendo pacientes de municípios das outras regiões de Sergipe, e da Bahia que fazem divisa com o estado, a exemplo de Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure.
Para o superintendente do HUL, professor Valter Santana, devido ao planejamento conjunto da SES e Ebserh o hospital foi preparado para esse novo momento, podendo já nessa fase preparatória apresentar avanços no cuidado clínico e cirúrgico. E que para 2019, lembra, existe a perspectiva da unidade iniciar procedimentos que agora a população só tem acesso na Capital do Estado.
“O ano de 2018 representou um marco de transformação na visão assistencial no Estado de Sergipe, com o fortalecimento das unidades no interior do Estado”, ressalta Valter Santana. Para ele, essa visão de descentralização favorece ao cuidado e auxilia na organização da Rede de Atenção à Saúde do Estado. “A inserção do HUL nesse contexto se dá na perspectiva de realização de procedimentos mais complexos, visando ser uma unidade no interior sergipano de alta complexidade”, observa.
“Além disso, no intuito de promover uma assistência cada vez melhor, a abertura de serviços ambulatoriais pelo HUL visa dar um cuidado integral à população da região Centro Sul do estado”, enfatiza Valter Santana. “Enfim, continuarmos uma parceria que vem dando certo, e cada vez mais ter uma maior integração do HUL com a Rede, ajudando a consolidar esse processo de reestruturação promovido pela SES”, destaca.
Equipamentos e reforma
Dentre os equipamentos adquiridos, arcos, focos e mesas cirúrgicas; ventiladores mecânicos; mesas de tração para cirurgias ortopédicas; monitores multiparâmetro para medição dos sinais vitais; tomógrafo; além de perfuradores ósseos, cardioversores e servidores de rede.
Por outro lado, a reforma geral do hospital já tem refletido na qualidade do atendimento e em melhores condições de trabalho para os profissionais – ressaltando a troca de praticamente todos os aparelhos de ar-condicionado da unidade hospitalar. Até o momento já foram concluídas e entregues as Alas Vermelha e Amarela (Pronto Socorro), a Recepção Geral, Enfermarias, e os setores Administrativo e de Farmácia. Os próximos a serem beneficiados serão o Centro Cirúrgico, a ala de Consultórios Médicos, os Isolamentos da Clínica Médica, o setor de Sutura, além da Segunda Recepção da unidade hospitalar.
Serviços prestados
O HUL também vem investindo em eficiência e resolutividade na recepção ao público na porta de entrada da unidade hospitalar, com gerenciamento clínico de pacientes em sala de espera e parâmetros de atendimento com base na situação/queixa dos usuários. Agora o fluxo é gerido por enfermeiro lotado no setor de Acolhimento e Classificação de Risco, nos três turnos, 24 horas por dia, contando também com técnico de enfermagem na recepção que faz um primeiro contato com cada um dos pacientes que chega ao hospital. Esse profissional escuta as principais queixas, verifica os sinais vitais (pressão, temperatura, pulso arterial, glicemia e nível de oxigenação do sangue) e possíveis sinais de agravamento de cada usuário, antes de encaminhá-lo à classificação de risco.
Resolutividade em cirurgias
Graças a contratação de pessoal das áreas de ortopedia, anestesiologia e enfermagem, no início do segundo trimestre o HUL conseguiu zerar a fila por cirurgias ortopédicas na unidade hospitalar. Agora o paciente ortopédico que chega ao hospital é operado com brevidade, quando antes tinha que aguardar por até 30 dias.
E em iniciativa pioneira e de integração ensino-serviço, na segunda quinzena de abril foi realizada no HUL a primeira cirurgia buco-maxilo-facial no município, sob a responsabilidade de equipe que contou com cirurgiões e acadêmicos do Campus UFS Lagarto. Outra iniciativa inédita foi a realização da primeira teleconsulta entre o HUL e o Hospital Universitário de Sergipe (HUS), beneficiando paciente internada na Clínica Médica da unidade hospitalar por avaliação feita por uma especialista em Pneumologia do HUS.
Educação permanente
Outra vertente de ação do Hospital Universitário de Lagarto tem sido o investimento em educação permanente. Ao longo de 2018 foram oferecidos cursos, treinamentos e capacitações, dentre outros, em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida (BLS); Ventilação Mecânica; Hotelaria Hospitalar; Prevenção ao AVC; Cuidados Paliativos; Biossegurança (exposição a materiais biológicos); Controle de Infecção no Trato Urinário; Hepatites Virais; Terapia Transfusional; Vigilância e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares; e Notificação Compulsória de Doenças e Agravos.
O HUL também é a primeira unidade hospitalar no interior de Sergipe a implementar programas de Residência Médica, contribuindo assim para a melhoria do cuidado clínico, ortopédico e multiprofissional dentro da Rede de Atenção à Saúde do Estado. A Residência em Clínica Médica tem duração de dois anos; e a de Ortopedia e Traumatologia, três anos. O hospital também conta com Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, com duração de dois anos, destinada a profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
Gestão e segurança do paciente
Objetivando a qualificação da segurança assistencial e melhoria nos processos de gestão, o HUL iniciou este ano um plano de melhoria que será executado até 2020 em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entidade beneficente social em saúde reconhecida por sua excelência, e que contribui para o desenvolvimento institucional do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional.
Outra iniciativa da unidade hospitalar ao longo de 2018 foi a adoção do SEI, sistema eletrônico que permite a gestão de documentos e processos administrativos num mesmo ambiente virtual, abolindo a prática de diferentes sistemas em cada parte da administração e a tradicional movimentação em papel – proporcionando ganhos em agilidade, produtividade e transparência.
Na mesma linha, o HUL adotou a partir de agosto em suas rotinas assistenciais o Prontuário Online, que gere atualmente a unidade hospitalar em aspectos como prescrição e evolução médica e de enfermagem, monitoramento dos sinais vitais/clínicos dos pacientes, e controle de estoque e dispensação de medicamentos pelo setor de farmácia. Um dos diferenciais do Prontuário Online é a possibilidade de acesso aos dados do paciente em qualquer ponto da unidade hospitalar.