Um ação impetrada pela coligação da sobrinha de Gustinho Ribeiro, Rafaela Ribeiro (REPUBLICANOS), candidata a prefeita de Lagarto, que pedia a impugnação da última pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião, dando vitória a Sérgio (PSD), foi extinta pela Justiça Eleitoral, que entendeu que o levantamento é verdadeiro.
De acordo com a decisão, o juiz entendeu que se tratava de uma ação repetida. Ou seja, a coligação estava insistindo em entrar com ações iguais para o mesmo fim, sendo que a pesquisa já havia sido liberada e nada de irregular foi encontrado.
A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Opinião, registrada no TSE sob número SE-00239/2024, deu vantagem de quase onze pontos a Sérgio em relação à segunda colocada, Rafaela Ribeiro
A manobra do agrupamento do deputado federal Gustinho Ribeiro está sendo vista como ato de desespero, uma vez que essa prática não é comum. Pesa também o fato de que a pesquisa divulgada pela Revista Realce que dava vantagem a Rafaela foi impugnada pela Justiça Eleitoral e probidade ser veiculada.