Paralisados desde outubro de 2024, os atendimentos realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Dona Maroca, no Bairro Estação, equipamento da Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), voltarão a ser assegurados gradativamente à população lagartense a partir desta segunda-feira, 17, com o início das avaliações terapêuticas, das 8h às 16h30, a partir de um cronograma estabelecido por ordem alfabética.
O retorno das atividades do espaço essencial para as pessoas com deficiência, foi possibilitado após a regularização da disponibilidade de insumos e contratação de equipe técnica, de múltiplas especialidades, para acompanhamento adequado de cada caso. Para avaliação terapêutica é fundamental levar os seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência e relatório comprovando o diagnóstico.
“A gente sabe que nos últimos meses as famílias passaram por momentos difíceis sem acesso aos tratamentos e atendimentos. Mas na próxima segunda-feira essa realidade vai mudar. Começaremos com a avaliação terapêutica de cada pessoa que era atendida por lá, para que a gente possa traçar um plano individualizado, de maneira que cada necessidade seja atendida. O trabalho irá acontecer a partir de um cronograma, por ordem alfabética, com equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e demais profissionais para oferecer um serviço de qualidade”, explica a coordenadora do CER III, Carol Lopes.
O Centro
Inaugurado em 2019, o CER III Dona Maroca é um equipamento especializado que oferece atendimento em reabilitação e habilitação para pessoas com deficiência. A estrutura é voltada para proporcionar autonomia e qualidade de vida aos pacientes por meio de serviços como fisioterapia, reabilitação auditiva e terapias ocupacionais.
O período de inatividade é resultado da exoneração de todos profissionais pela gestão anterior, infraestrutura deteriorada, falhas nas instalações hidráulicas e elétricas e um almoxarifado completamente vazio, como foi constatado em visita técnica realizada pela SMS no dia 6 de janeiro.
A partir do que foi evidenciado na avaliação, a administração tomou uma série de medidas emergenciais, como a limpeza e reorganização do espaço interno da unidade, contratação de profissionais qualificados para formar a equipe multidisciplinar, aquisição de insumos para viabilizar os atendimentos, recuperação de prontuários e dados dos usuários, por meio de uma equipe de tecnologia da informação, e reavaliação dos pacientes atendidos, garantindo que o serviço seja direcionado a quem realmente se enquadra no perfil do centro.
Com a ampliação do quadro de trabalhadores somado às ações de aperfeiçoamento da estrutura local, a gestão busca oferecer um serviço com mais qualidade e para mais lagartenses, com o propósito de que as pessoas com deficiência e suas famílias tenham o tratamento eficiente e acolhedor que merecem.
Cronograma de avaliação terapêutica
Segunda-feira, 17: Letras de A a D.
Terça-feira, 18: Letras de E a I.
Quarta-feira, 19: Letras de J a P.
Quinta-feira, 20: Letras de P a Z.
Sexta-feira, 21: Pacientes Neurológicos — Adulto.