O Centro de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) completou dois anos de funcionamento no município de Lagarto. A data foi comemorada na última quarta-feira (24), com um momento de oração com o padre José Ueliton (Paróquia de Santa Luzia) e reuniu diretoria, servidores e pacientes.
Atualmente, a unidade de saúde lagartense conta com 125 pacientes oriundos do próprio município de Lagarto e de Simão Dias, Tobias Barreto, Poço Verde, Salgado e Riachão do Dantas, sendo 40% dos pacientes com faixa etária acima de 60 anos e 36% de 41 a 60 anos.
O Centro de Hemodiálise realiza terapia renal substitutiva na modalidade hemodiálise, realizando acolhimento e atendimento multiprofissional aos pacientes. Conta ainda com uma equipe multidisciplinar composta por nefrologista, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem com experiência na atuação deste serviço.
Segundo a diretoria do órgão, o atendimento visa a humanização ao paciente e ao familiar, sempre em busca de prestar uma assistência segura e de qualidade.
Ainda segundo a direção do Centro, o fluxo de admissão acontece via regulação estadual, sendo que os pacientes hospitalizados precisam ter a vaga solicitada pelo hospital onde estão internados através do ACONE.
Os pacientes em acompanhamento ambulatorial ou que já estão em tratamento em outra clínica, podem procurar o serviço para demonstrar o interesse de vir para a clínica.
Com aproximadamente 600m² de área construída, o Centro de Hemodiálise tem a capacidade de atender mensalmente 240 pessoas e mais de 2.800 sessões de hemodiálise por mês.
A unidade é mantida pela Associação Hospitalar de Sergipe, fundada em 1902, pelo monsenhor João Batista de Carvalho Daltro para a manutenção do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que possui mais de 122 anos de trabalho em prol do SUS.