Para atender todas as normas do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Cedro, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Gerência Municipal de Imunização elaborou, nesta terça-feira, 19, uma apresentação de plano municipal de vacinação contra Covid-19, com o intuito de definir as ações estratégicas para a vacinação no município.
Dentro das regras adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde estão: especificar os grupos prioritários com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença; reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo SARSCOV-2 e planejar a operacionalização da vacinação contra a covid-19 no município.
Na oportunidade, o secretário municipal de saúde, Danilo Marais agradeceu ao Ministério da Saúde, e a todos que colaboraram para a chegada das vacinas em Sergipe, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e principalmente aos profissionais de saúde. “Após quase um ano de espera, estamos comemorando e elaborando estratégias para iniciarmos o processo de campanha vacinação em Cedro. Agradeço a todos os envolvidos e, principalmente, aos nossos heróis, os profissionais de saúde”, explicou.
Em Cedro, o plano de vacinação foi baseado em princípios similares aos estabelecidos pela OMS, bem como nas considerações sobre a viabilização operacional das ações de vacinação. Dessa forma, para efetivação da campanha houve a priorização dos trabalhadores da saúde que se encontram entre os grupos mais expostos ao vírus, os grupos de maior risco de agravamento e óbito e a situação epidemiológica.
Fases do Plano de Vacinação:
1ª fase
Trabalhadores da saúde
2ª fase
Pessoas de 80 e mais
Pessoas de 75 a 79 anos
Pessoas de 70 a 74 anos
Pessoas de 65 a 69 anos
Pessoas de 60 a 64 anos
3ª fase
Pessoas com comorbidades
4ª fase
Professores
Profissionais das forças de segurança e salvamentos
ASCOM/ PREFEITURA DE CEDRO DE SÃO JOÃO