Campus da UFS de Lagarto terá bônus para alunos de Sergipe

0
427

O campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Lagarto vai adotar apenas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do seu processo seletivo da graduação, sem observar a inscrição e seleção pelo Sisu.

Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais no estado de Sergipe terão direito ao acréscimo de 10% da nota final do candidato.

A decisão unânime foi tomada pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe) com o objetivo de “garantir a democratização do acesso ao ensino superior e, do mesmo modo, racionalizar os indicadores acadêmicos da UFS”.

A seleção pela nota do Enem já era adotada pelo campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória. Ambos os campi utilizam a mesma metodologia de ensino, que é a aprendizagem baseada em problemas (ABP), na qual o estudante é provocado pela situação/problema ou cenário e inicia suas buscas a partir de um problema. O professor tem o papel de auxiliar nessas buscas e nas discussões do grupo tutorial.

Para o reitor Angelo Antoniolli, “tudo o que a UFS se propõe a fazer há de levar em consideração o bem maior da sociedade sergipana. No caso em tela, não se trata de privilegiar sergipanos simplesmente por privilegiar. Trata-se, na verdade, de igualar iguais e desigualar desiguais. Eis, assim, a prática da verdadeira igualdade.” Leia aqui artigo do reitor sobre o assunto.

Sobre a inscrição

Segundo a Resolução nº 31/2019/Conepe, poderão se inscrever nos vestibulares para Lagarto ou Sertão os candidatos inscritos no último Enem do ano imediatamente anterior ao qual o concurso se refere e que no ato da matrícula institucional tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela internet.

O candidato poderá ou não optar pelo sistema de cotas. O candidato com deficiência, caso seja aprovado, comprovará a sua deficiência através de laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência.

Argumento de Inclusão Regional

Os candidatos para o vestibular do Campus Professor Antônio Garcia Filho que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais no estado de Sergipe, terão direito ao Argumento de Inclusão Regional, com acréscimo de 10% na nota final do candidato.

Já os candidatos para o vestibular do Campus do Sertão, que tiverem cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais nos municípios listados no artigo 12 da resolução, terão direito ao Argumento de Inclusão Regional, com acréscimo de 10% na nota final do candidato.

Para ambos os campi, caso a escola sergipana seja da rede municipal, estadual ou federal de ensino, haverá um acréscimo cumulativo de 5% na nota final do candidato.

Também nos dois campi, os acréscimos referidos terão efeito apenas classificatório, não sendo levados em conta na análise do atendimento de eventuais critérios eliminatórios.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome