Busca Ativa Escolar: Plataforma do Unicef ganha nova funcionalidade para acompanhar frequência dos alunos e evitar abandono escolar

0
391
Busca Ativa Escolar: Plataforma do Unicef ganha nova funcionalidade para acompanhar frequência dos alunos e evitar abandono escolar. Foto: ASCOM/SEDUC

As unidades de ensino das redes públicas  estadual e municipal agora contarão com mais um auxílio para que não se perca o contato com os seus alunos nesse momento de aulas não presenciais. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança nesta quarta-feira (09), um aprimoramento da plataforma da Busca Ativa Escolar. A transmissão acontecerá às 16h, por meio de uma vídeconferência do Conviva Educação, uma iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), podendo ser assistido através do site:convivaeducacao.org.br/videoconferencia.

O tema do encontro será “Ações das secretarias municipais de educação durante a pandemia da Covid-19 e a importância da Busca Ativa Escolar, e contará com a participação de Ítalo Dutra, chefe da área de Educação do Unicef Brasil; Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime; e Patrícia Mota Guedes, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Fundação Itaú Social.

A nova funcionalidade permitirá que a equipe diretiva das unidades de ensino possam acompanhar a frequência escolar dos estudantes. Por meio da nova ferramenta, as escolas poderão registrar, por turma, o número de estudantes que têm participado das atividades educacionais remotas ou presenciais.

De acordo com a coordenadora operacional estadual da Busca Ativa Escolar, Rute Lisboa Dias Rosendo, esse aprimoramento é de grande importância neste momento de pandemia. “O Unicef decidiu colocar a escola como centro da Busca Ativa Escolar. A escola mantém o vínculo com o aluno por meio do kit de alimentação escolar, entrega de atividades nao presenciais, telefone, WhatsApp, dentre outras maneiras. Então, quando algum aluno passar por um período de três semanas sem nenhum contato com a unidade de ensino, o professora criará na plataforma um alerta identificando que o estudante está em risco de abandono”, disse.

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seduc), Joniely Cheyenne Moura Cruz, destaca que o aprimoramento da plataforma resultará em um ganho para todos. “É muito importante, porque neste momento, diante do contexto de crise e emergências, o olhar também está voltado ao acompanhamento da frequência dos estudantes. Isso pra gente é muito positivo”, declarou.

Fonte: Governo de Sergipe

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome