Professores da rede estadual de Sergipe entram em greve por tempo indeterminado

0
347

Os professores da rede estadual de Sergipe iniciaram, nesta terça-feira (26), uma greve por tempo indeterminado. Com a medida, cerca de 160 mil alunos, distribuídos em 338 escolas, podem ficar sem aulas. Ainda não há quantitativo da adesão à greve.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), a medida foi decidida como protesto a dois projetos de lei do governo estadual que extinguem o triênio dos educadores, reduzem a carga horária (a partir dos 15 e 20 anos de serviço) e prejudicam gratificações para aposentadoria.

Nesta terça-feira, a categoria se reuniu em frente e no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para acompanhar a sessão e dialogar com os deputados para que votem contrário aos projetos.

O que diz o governo

O governo do estado diz, em nota, que os projetos enviados à Alese, não diminuem salários, nem retiram triênios de professores aposentados ou da ativa e que para acabar com qualquer interpretação por parte do Sintese, o governo vai mandar uma emenda que deixa o artigo da Projeto de Lei ainda mais claro.

Primeiro projeto

De acordo com o governo, o primeiro projeto enviado à Alese trata da redução da carga horária dos professores ao longo da carreira, respeitando o direito adquirido, para conseguir economia na folha de pagamento estadual. Se aprovada, a lei entrará em vigor 12 meses após sua publicação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome