A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), em parceira com Confederação Nacional dos Municípios (CNM), através do CNM Qualifica e o IBGE, realizou mais uma qualificação, dessa vez, sobre o Censo 2020.
Representando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a Chefe da Unidade Estadual em Sergipe, Adriane Sacramento, falou sobre o importante levantamento de dados populacionais a ser realizado nos 75 municípios Sergipanos, e da fundamental parceria entre IBGE e Prefeituras nesta ação.
O último levantamento realizado pelo IBGE foi no ano de 2010, e a meta é que a atualização dos dados sobre saúde, educação, raça, cor e parte econômica, como rendimento, seja realizada em todos os domicílios.
“A informação especifica auxilia o Poder Público no planejamento de trabalhos para os próximos 10 anos. O envolvimento das prefeituras é de fundamental importância e ajuda o instituto na coleta exata da população em geral”, ressaltou o presidente da Fames, Christiano Cavalcante.
A coleta do Censo terá início no dia 1° de agosto de 2020, mas o IBGE já está desenvolvendo ações nos municípios, a exemplo de reuniões para apresentação da base territorial e os limites que serão trabalhados dentro do mapa
municipal.
Para que o instituto tenha uma cobertura completa da população, cerca de 2500 pessoas serão contratadas através de concurso, o que leva o IBGE a solicitar apoio das gestões municipais no que se refere a questão logística.
Por Yslla Vanessa / ASCOM Fames