Vinte e oito representantes do Estado de Sergipe foram selecionados para o RenovaBR deste ano de 2019 visando as eleições municipais de 2020 – isso em 1.400 aprovados no Brasil. O RenovaBR é uma instituição considerada a maior escola de formação política do Brasil e pela qual passou em 2018 o delegado da Polícia Judiciária sergipana Alessandro Vieira, que terminou se elegendo senador, hoje no Cidadania.
O RenovaBR não se classifica como movimento, porque é suprapartidário e não defende uma pauta política específica. Entre os sergipanos selecionados em 2019 estão Henrique Alves da Rocha e Ramiro Ferreira Santos, ambos de São Cristóvão. O primeiro se declara pré-candidato a prefeito da antiga capital de Sergipe. O segundo, a vereador da mesma cidade.
O RenovaBR prepara lideranças de diferentes opiniões e partidos que têm em comum a crença de que a política é um lugar de honestidade, de diálogo e de dedicação. “Mas além de São Cristóvão, tem gente de Aracaju, Lagarto, Canindé, Riachuelo e de muitos outros locais”, diz Henrique Alves da Rocha, coronel aposentado da Polícia Militar de Sergipe.
A escola RenovaBR foi idealizada em 2017 pelo paulista Eduardo Mafarej, formou sua primeira turma em 2018 objetivando a participação nas eleições daquele ano, mas o curso de 2019 foi remodelado e voltado às eleições municipais de 2020. Ele leva o oportuno nome de RenovaBR Cidades.
O funil de acesso ao RenovaBR não é dos mais simples. É duro o processo seletivo. Este ano houve mais de 34 mil inscritos – destes, apenas 1.400 foram aprovados, sendo 269 nordestinos e os 28 sergipanos. O coronel Rocha e o engenheiro ambiental Ramiro participaram neste último final de semana no Recife, Pernambuco, do módulo presencial, com mais de 200 representantes dos municípios do Nordeste.
O conteúdo do RenovaBR Cidades foi estruturado em três pilares – Comunicação Política, Desafios Municipais e Liderança. São 30 disciplinas ministradas por mais de 40 pessoas, entre professores, especialistas e agentes públicos. Nas apresentações, ressaltaram-se as experiências dos ex-alunos do curso de 2018 Alessandro Vieira, Cidadania-SE, Davia Maia, DEM-AL, e Mônica Rosenberg, Novo-SP.
Entre os objetivos de aprendizagem podem ser destacadas as atribuições de apontar o contexto brasileiro atual e compreender as atribuições dos municípios e as competências dos poderes, conhecer os problemas cotidianos dos municípios; identificar iniciativas capazes de impactar na superação dos desafios, aplicar estratégias, técnicas e ferramentas que proporcionem inserção, atuação e relevância política, e identificar atributos e práticas da boa política.
“Nós entendemos que a verdadeira renovação política não está no eleito, mas sim no eleitor. Cabe ao político se preparar para o exercício do mandato. Cuidar da coisa pública, cuidar de pessoas, da vida de pessoas, não pode ser encarado como uma aventura. Isso requer responsabilidade e dedicação”, define o coronel Rocha.
Ramiro Ferreira dos Santos Farias é engenheiro Ambiental, tecnólogo em Saneamento Ambiental e cursa mestrado em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Sergipe. Ele tem experiência na área de gestão da qualidade ambiental e de resíduos sólidos e uma formação com foco na resolução das demandas ambientais e do desenvolvimento urbano. Morador da região do povoado Várzea Grande, em São Cristóvão, ele está na Vice-Presidência do Diretório Municipal do Cidadania dali.
“Fazer parte deste seleto grupo de brasileiros, poder levar e elevar o nome de nosso município São Cristóvão é uma honra para nós que fazemos o Cidadania. Estamos nos preparando para mostrar aos sancristovenses que é possível, sim, fazer política com responsabilidade, com transparência e com respeito ao dinheiro público”, diz Ramiro Ferreira.
JL Política