Na manhã desta segunda-feira, 30, funcionários de diversos setores e do Controle Interno da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) participaram de uma reunião de Análise e Avaliação dos Fatores de Auditoria, a partir do manual criado por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), seguindo o planejamento estratégico implementado pela Prefeitura de Aracaju.
Na ocasião, os funcionários da empresa municipal realizaram a avaliação interna, por meio da análise dos itens que irão compor a auditoria oficial, que deve ser realizada em 2020. O documento foi definido a partir das ferramentas disponibilizadas no manual de auditoria e a Emsurb foi o 12º órgão municipal a receber o treinamento.
De acordo com o diretor do Departamento de Auditoria da CGM, Antônio Álvaro de Carvalho, neste primeiro momento, o objetivo é apenas orientar os servidores. “Definimos o instrumento e cada órgão está fazendo a sua própria auditoria. Em seguida, orientamos os funcionários para que entendam a responsabilidade e o papel de cada um nesta auditoria, assim como os dirigentes que são corresponsáveis”, explicou.
O chefe de Controle Interno da Emsurb, José Olino, afirmou que a Empresa Municipal já atende a meta desde o início da gestão. “Cumprimos a meta estabelecida no Projeto 49, quando instituímos o Controle Interno de acordo com os preceitos legais. Hoje foi o dia de auditoria realizado pela CGM para repassar ao controle interno a análise deles e a avaliação dos fatores de auditoria Órgãos/Entidades e que após a conclusão da reunião, os itens analisados foram considerados satisfatórios, atendendo as respectivas orientações, bem como determina a lei”, esclareceu Lino.
“As orientações sobre esse novo sistema de monitoramento, criado pela gestão municipal e que atenderá todos os órgãos e secretarias do município de Aracaju, servirão para que no momento de realizarmos a nossa auditoria, possamos cumprir com as todas as determinações da legislação”, comentou o Diretor Administrativo e Financeiro da Emsurb, Clóves Trindade.
PMA