Foi sepultado na manhã desta segunda-feira (9), no cemitério Senhor do Bonfim, em Lagarto, o corpo do ex-deputado e ex-prefeito Rosendo Ribeiro Filho, o Ribeirinho, 91 anos.
Políticos, familiares, amigos e simpatizantes de Ribeirinho acompanharam o ato fúnebre desde o velório até o sepultamento.
O ex-parlamentar morreu na manhã deste domingo (8) no Hospital São Lucas, em Aracaju, e teve corpo velado no salão nobre da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), até o final da tarde e em seguida seguiu para Lagarto para velório em sua residência.
Biografia
Rosendo Ribeiro Filho nasceu no município de Lagarto em 31 de janeiro de 1928. Segundo filho de uma família de oito irmãos, Ribeirinho, como é carinhosamente chamado, aprendeu cedo a gostar de política e ingressou na vida pública em 1954, quando foi eleito vereador em Lagarto.
Em 1958 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, conseguindo posteriormente mais quatro mandatos na Assembleia Legislativa (1959-1962/1967-1969/1987-1991/1991-1995/1995-1999), tornando-se o único deputado a ocupar todos os cargos da Mesa Diretora da Casa.
Em 1962, Ribeirinho voltou a disputar a eleição municipal em Lagarto, desta vez para prefeito, conseguindo se eleger e administrando o município entre os anos de 1963 e 1966. Em sua gestão Ribeirinho expandiu a cidade, mudando o local da feira livre e construindo o Mercado Municipal. Outra importante obra do velho guerreiro, como seus parentes também o chamam, foi a construção da caixa d’água municipal.
Em 1967, Ribeiro Filho retornou a Assembleia Legislativa. Em seu segundo mandato, e após ter sido prefeito de Lagarto, Ribeirinho era um político de rápida ascensão, líder regional e com um futuro muito promissor. Foi cassado em 1969.
Em 2015, o Poder Legislativo corrigiu a injustiça política histórica, devolvendo simbolicamente o mandato ao ex- deputado estadual, Rosendo Ribeiro Filho, em solenidade realizada na Alese, proposta pelo Projeto de Resolução nº 05/2015.
Família política
Ribeirinho era avô do atual deputado federal Gustinho Ribeiro (Solidariedade), pai do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual, Luiz Augusto Ribeiro, da ex-deputada Luiza Ribeiro e da vereadora Acácia Ribeiro, além de ser irmão do ex-prefeito de Lagarto, José Raymundo Ribeiro, o Cabo Zé.
Última disputa
A última eleição disputada por Ribeirinho foi em 2000, quando disputou o cargo de vice-prefeito de Lagarto, ao lado do irmão Cabo Zé.
Por Lagarto Notícias