As pesquisas do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Lagarto envolvendo pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) contam com um novo instrumento: a mão robótica, que será utilizada pelos Departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Docentes e alunos dos dois departamentos realizaram treinamento com o engenheiro biomédico Vitor Hazin no Centro de Simulações e Práticas do campus Lagarto.
A professora Aristela Zanona, docente do curso de Terapia Ocupacional, teve contato com esta tecnologia no doutorado que realiza na UFPE, em Neurociências. O equipamento não foi comprado pela Universidade, será disponibilizado para a pesquisa.
O estudo vai contar, na primeira etapa com 20 pacientes, no projeto piloto “Utilização da interface Cérebro-Máquina para Favorecer Função Motora do Membro Superior de Paciente Pós-AVC”, mas deve ser ampliada futuramente, segundo a professora Aristela. O assunto é também tema do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Joana Miranda, de Terapia Ocupacional. Além da UFPE, a mão robótica, que foi desenvolvida pela empresa Neurobots, também é utilizada em clínicas particulares do Recife e do Paraná.
Fonte UFS Lagarto