Um dos principais compromissos que o prefeito Sérgio Reis tem assumido com a população lagartense é o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de dezembro de 2024, que foram represados pela antiga gestão, bem como manter a folha de pagamento em dia. Na manhã desta sexta-feira, 17, o prefeito recebeu o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica do Estado de Sergipe – SINTESE, e garantiu o adiantamento da folha do mês de janeiro para os professores.
“Já estive reunido com demais representantes de categorias, e hoje recebemos o Sindicato dos Professores, apresentamos a situação de como pegamos o município e nos comprometemos em fazer os devidos levantamentos necessários para o pagamento dos salários deixados pela antiga gestão. De antemão, vamos efetuar o pagamento de janeiro de maneira antecipada para que possa melhorar a situação dos professores neste momento”, garante o prefeito.
De acordo com a secretária de Educação do município, Taysa Damaceno, este primeiro encontro com o Sintese foi bastante proveitoso, onde a gestão se colocou à inteira disposição para ouvir os anseios da categoria.
“Foi uma reunião positiva, de diálogo e de propostas. Nós estamos trabalhando em função de sanar essa situação dos salários de dezembro e antecipar o de janeiro, e nós vamos formar uma Comissão Permanente de Negociações, com um corpo técnico daqui da Prefeitura Municipal de Lagarto, juntamente com o corpo jurídico e com o número de paridade de membros do Sindicato dos Professores”, destaca a secretária.
Segundo Taysa, a comissão irá discutir, de maneira permanente, questões salariais, de infraestrutura das escolas, e demais situações, pensando na qualidade da educação municipal.
“Essa mesa permanente não vai focar apenas nos salários, mas pensará em todo o conjunto de direitos, como a garantia de condições dignas de trabalho, e uma oferta justa do serviço público de educação, levando qualidade para as nossas crianças e jovens” reforça a gestora.
Os professores representantes da categoria presentes na reunião saíram satisfeitos com o diálogo, conforme destaca o delegado sindical do Sintese, Genivaldo Santos.
“Saímos dessa reunião cientes de que o prefeito vai encaminhar para o nosso sindicato, até às nove horas da segunda-feira, quando teremos uma Assembleia Geral, o ofício com suas propostas. E ele demonstrou o interesse de quitar esses passivos de dezembro, de atualizar o piso, e disse que não pagaria nem faria nenhuma outra despesa até que o salário das professoras seja efetuado. O prefeito ouviu o anseio da categoria atentamente, anotou um monte de coisa e encaminhou para análise os dados, para que, na palavra dele, seja feito o adiantamento dos salários de janeiro”, disse.
“Ficamos muito felizes quando ele disse que a prioridade da gestão dele é pagar esse passivo. Além disso, discutimos vários outros pontos que temos perspectivas, a exemplo do reajuste salarial da categoria”, acrescenta o professor no município de Lagarto e diretor executivo de Bases Municipais do Sintese, Benizário Júnior.
SindLagarto
Ainda na manhã desta sexta-feira, o prefeito Sérgio recebeu o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lagarto (SindLagarto), Genildo Batista.
“Agradecemos a receptividade do prefeito, e desejamos as boas-vindas. Percebemos a boa vontade dele quanto aos servidores públicos e é positivo perceber que ele está dialogando com as categorias. É um passo muito importante, e a gente vê a força de vontade dele e a intenção de trabalhar para os servidores. Ele se comprometeu com as pautas que trouxemos, e a principal é a dos salários, principalmente o de dezembro”, avalia.
Assessoria de Imprensa