Choveu 71 milímetros em Lagarto no intervalo de 12 horas e várias áreas da cidade ficaram alagadas. Na noite deste sábado, 11, o prefeito Sérgio Reis, acompanhado do secretário municipal de Obras, Camilo Roriz, da secretária da Ordem Pública e Defesa da Cidadania, Mônica Souza, do vereador, líder do governo na Câmara, Josivaldo da Equoterapia, e da vereadora Manoela da Lagartense, visitou várias regiões da cidade para avaliar os efeitos das fortes chuvas que atingem Lagarto e tomar as providências necessárias.
No bairro Jardim Campo Novo, a equipe constatou alagamentos causados pela ausência de um sistema de drenagem eficiente na comunidade. No local, o prefeito se comprometeu em desapropriar um imóvel, onde não há morador, para realizar uma obra que seja eficiente para o escoamento para melhorar o fluxo de água em períodos de chuva.
“A administração vai resolver. Já identificamos o problema in loco com toda a nossa equipe e estamos tomando as devidas providências para nos prepararmos para o inverno. Vamos trabalhar para evitar que isso volte a acontecer. Temos uma responsabilidade muito grande com este bairro. A construção de um sistema de drenagem já está no planejamento da Secretaria de Obras”, afirmou o prefeito Sérgio Reis.
Já no bairro Loiola, foi constatado o resultado positivo das ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Lagarto nos últimos dias, após os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Seu Reginaldo, morador do bairro, agradeceu a atuação da prefeitura durante as chuvas fortes e destacou o trabalho realizado ao longo da semana na sua comunidade, que evitou que a água do córrego invadisse as casas.
“Isso foi possível graças à limpeza do canal realizada na última terça-feira. Mesmo com tanta chuva, ficamos tranquilos, porque o canal estava limpo e a água escoou rapidamente”, agradeceu.
“Esse foi um trabalho realizado pela Secretaria de Obras, atendendo a uma solicitação nossa para a limpeza dos canais. É a prova da importância de tomar medidas preventivas. O trabalho continua”, destacou o prefeito.
No bairro Ademar de Carvalho, os moradores ficaram sem energia elétrica depois que um poste foi derrubado em decorrência da queda de um raio. A secretária da Ordem Pública e Defesa da Cidadania entrou em contato com a Energisa e com a DESO e prestou assistência aos moradores que também relataram que estavam sem água na comunidade. “A Energisa já foi acionada para verificar a situação causada pela queda do poste de energia elétrica, entramos também em contato também com a DESO, já que os moradores relataram falta de água”, explicou Mônica Souza.
No Campo do Crioulo, a Defesa Civil vai avaliar a necessidade da interdição de uma ponte que apresentou rachaduras. Já a Secretaria de Obras, vai enviar máquinas para fazer a limpeza de um córrego para evitar novos alagamentos na estrada que corta a localidade. “Neste domingo já estaremos em campo, resolvendo de imediato esse problemas que encontramos nessa vistoria de hoje a noite, vamos trabalhar pesado para que os moradores de Lagarto tenham tranquilidade com a chegada do período chuvoso”, relatou o secretário Camilo Roriz.