O advogado Fausto Leite, presidente do Republicanos em Aracaju, partido presidido em Sergipe pelo deputado federal Gustinho Ribeiro, foi pego transportando R$ 500 mil em dinheiro na cidade de Feira de Santana – BA. O valor foi apreendido pela Policial Federal. Fausto tem ligações com diversas campanhas.
O roteiro ficou perfeito para as especulações: um partido, vários grupos políticos e 500 pilas voando.
A sociedade não acreditou na justificativa do advogado Fausto Leite. Ele já sabia que não convenceria, porém, não tergiversou, enfrentou e se posicionou em entrevistas.
Tratava-se de “pagamento de honorários advocatícios”. Essa foi a versão apresentada. É um crime a tentativa de sonegação? Sim, claro. Mas de proporções menores e individuais. Só ele sofreria a pena.
Quem seriam os pais da criança?
Opção 1 – Além de correligionário de Gustinho, Fausto também atua como consultor legislativo do deputado, com histórico de prestação de serviços no valor de R$ 25 mil, sempre que demandado a dar pareceres.
Poderia então o montante estar destinado ao grupo político de Gustinho em Lagarto?
Opção 2 – O Republicanos tem candidatos a prefeituras em quase duas dezenas de municípios. Poderiam ser recursos para alguma delas?
Fausto assegurou que não. Mas o fato é que o universo da política e a sociedade continuarão tentando descobrir ‘o pai’ desse valor.
Fausto pode estar falando a verdade, a conclusão da investigação da Polícia Federal será sua salvação.
Contudo, no imaginário popular, Fausto será eternamente ‘o cuidador’, um intermediário.
Por Narcizo Machado