O inverno chegou e, com ele, uma preocupação crescente para os profissionais de saúde de Laranjeiras; a queda significativa na adesão da população às atividades físicas durante os meses mais chuvosos. A redução pode trazer consequências negativas para a saúde da população.
O clima chuvoso desmotiva muitas pessoas a saírem de casa para se exercitar, mas é justamente nessa época que precisamos incentivar ainda mais a prática de atividades físicas”, afirma a secretária de Saúde, Gabriela Carvalho.
O professor de Educação Física Athyrson Oliveira explica que a inatividade física pode agravar problemas de saúde preexistentes e aumentar o risco de desenvolvimento de doenças crônicas. “O exercício físico é fundamental para a manutenção da saúde cardiovascular, controle do peso, e bem-estar geral. No inverno, a tendência de se movimentar menos pode levar ao ganho de peso e ao aumento da pressão arterial, entre outros problemas”, alerta.
Para combater essa tendência, o educador físico lembra que o programa Saúde em Movimento está em plena atividade nas unidades básicas de saúde da Pastora, Antônio Menezes Leite, no conjunto, além dos bairros Bom Jesus, Gameleiro, Pedra Branca, Várzea, Mussuca, Alberto Bragança (Rua da Palha) e também no CAPS. “é muito importante que todos pratiquem atividade física, pois é através dela que conseguimos combater diversas doenças, sem precisar de remédios e outros tratamentos”, acrescentou o professor.