A rede social Instagram começa testes nesta quarta-feira (17), para ocultar o número de curtidas das fotos exibidas no perfil do usuário. “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos em curtidas e mais em contar histórias”, disse a empresa em nota.
Na prática, somente o proprietário do perfil poderá verificar quantas pessoas curtiram ou deram “likes” nas publicações.
Usuários e opinião profissional
Usuários expressaram nas redes sociais o espanto e não aprovação a decisão da empresa.”Eu gosto muito de analisar o número de curtidas que recebo em uma foto. E agora, como será”, questiona Ana Paula, adepta da rede social.
Para à psicóloga, Poliana Lima, a atitude do Instagram pode diminuir quadros de baixa autoestima e não aceitação. ” As pessoas estão interagindo a partir de uma falsa vida representada nas redes sociais, culminando na distorção da realidade, ocasionando assim, uma ansiedade generalizada. Mudar o foco das curtidas, para a interação saudável na comunicação dos usuários, permite o olhar mais atento a si e ao outro, não apenas o número de aprovações em uma foto”, explicou Lima.