Coveiro do Cemitério do Jenipapo é demitido por solicitar material de proteção, revela comunicado

0
206

A Comissão de Moradores do povoado Jenipapo e região emitiu uma nota de repúdio após o coveiro do cemitério local ser dispensado pela empresa terceirizada contratada pela prefeitura de Lagarto, simplesmente por solicitar Equipamento de Proteção Individual – EPI.

Nem mesmo botas, luvas ou enxada eram disponibilizados; alguns materiais eram emprestados pela comunidade. Ele chegou a enterrar uma pessoa que havia falecido de Covid-19, sem usar materiais adequados, e, segundo o relato do trabalhador divulgado em áudios no WhatsApp, nem mesmo recebia por insalubridade

A Comissão afirma que, há três anos, tem buscado soluções para a melhoria do cemitério junto à prefeitura, sem sucesso. Além disso, denunciam a superlotação do terreno, que não apresenta condições adequadas para novos sepultamentos.

Recentemente, uma família teve que cavar uma cova por falta de um coveiro no povoado Quirino. Com a demissão do funcionário no Jenipapo, situações semelhantes poderão ocorrer em breve no povoado, que já é acometido pela fata de vagas.

Mesmo diante desses problemas, a prefeitura ainda não deu início à construção do novo cemitério, cujo terreno foi adquirido há dois anos graças à mobilização da comunidade.

A comunidade também aguarda o posicionamento da gestão municipal sobre o coveiro demitido.

Segue a nota:

É triste, lamentável e vergonhosa a situação do cemitério no Jenipapo, onde dois trabalhadores foram demitidos simplesmente por solicitarem os materiais necessários para realizar os trabalhos de sepultamento, limpeza e conservação. Há mais de 3 anos, a Comissão de Moradores do Jenipapo vem unindo forças com a população para resolver o problema, mas a prefeitura de Lagarto não dá a devida importância ao assunto.

O cemitério atual está superlotado, sem condições para receber novos enterros, e mesmo assim a Prefeitura não inicia a construção do novo cemitério, cujo terreno foi adquirido há 2 anos graças à mobilização do povo. Continuaremos unidos e cobrando que essa situação seja resolvida. É a nossa dignidade, nossa memória e nosso lugar que merecem respeito.

Comissão de Moradores do Jenipapo e Região

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome