Delegações de 12 estados brasileiros estão reunidos em Aracaju, desde quarta-feira, 22, participando da 34ª edição do Congresso Nacional FENAFIM. Organizado pelo Sindicato dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais de Aracaju (SINAF) e o Sindicato dos Auditores e Fiscais dos Municípios Sergipanos (SINAFIMS), o evento conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura de Aracaju. A cerimônia de abertura foi sucesso de público e os participantes já puderam sentir o nível da programação, que segue até sexta, 24, numa verdadeira imersão à área tributária.
O vice-presidente da FENAFIM, Artur Matos, destacou a importância das oficinas realizadas ainda no primeiro dia de evento, com palestrantes de renome. “É um momento único que reúne os auditores fiscais e municipais do país inteiro, promovendo a troca de conhecimento e informação, especialmente em relação à reforma tributária. Iniciamos a programação com uma demanda bastante concorrida e de alto nível. E, ainda temos mais dois dias com paineis de variados temas, discutindo pautas tributárias, constitucionais, administrativas e a carreira de auditoria tributária. O contexto das grandes questões do cenário nacional será explorado, proporcionando uma visão abrangente das implicações desses assuntos no âmbito municipal”, explicou.
O secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na cerimônia de abertura do evento e falou sobre o verdadeiro papel do fisco na sociedade. Para ele, parte do sucesso de uma administração municipal vem dos bons resultados da Fazenda. “Uma das características que as médias e grandes cidades do Brasil se destacaram nos outros anos foi justamente pela sua capacidade de gerar receitas próprias e caminhar no sentido de ter mais autonomia em relação aos outros entes federados, aos estados e à própria união. E, nesse contexto, o papel do fisco municipal é de extrema relevância, porque é esse corpo, é a inteligência desses servidores que fez com que a gente tenha conseguido melhorar as arrecadações municipais. E isso se verifica na grande maioria das cidades onde você tem administrações tributárias organizadas. Então, esse Congresso amplia o debate e o principal tema é justamente as implicações da reforma tributária para todo o país”, comentou.
O presidente do SINAFIMS, Lamarks Pereira, ressaltou a participação de alguns municípios no Congresso. “Muitos prefeitos entenderam que esse é um evento que engrandece a sua cidade, o seu quadro do fisco, e o retorno é para o município mesmo, para a população. Consequentemente, está elevando o nome do gestor municipal também, porque se ele prestar um bom serviço, com certeza vai ser reconhecido. Aqui é uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos a nível nacional”, avaliou.
A auditora Arli Zimpel veio de Joinville, município de Santa Catarina, e já confirma o sucesso de mais uma edição da FENAFIM. “Esse é o terceiro Congresso que eu participo. É uma oportunidade única e imperdível onde a gente compartilha ideias e faz excelentes amizades na área. Em relação às palestras desta edição, estou encantada com a atualização dos temas que a gente precisa para o nosso dia a dia. Eu tive a oportunidade de participar em duas oficinas no primeiro dia, uma na parte da manhã e a outra na parte da tarde. Foi uma coletânea de informações e já estou ansiosa para os próximos dias”, afirmou