Nesta sexta-feira (12), a Câmara dos Deputados reformulou proposta de redução da idade mínima para professores, no texto-base da PEC da Previdência. Com nova proposta, mulheres precisarão ter 52 anos para receber a aposentadoria, enquanto os homens 55 anos.
A regra também determina o pagamento de 100% de pedágio para alcançar o valor integral da previdência. Por exemplo, se o professor estiver com dois anos para desfrutar da sua aposentadoria, após a reforma entrar em vigor, terá que trabalhar quatro para compensar a porcentagem estipulada.
Na proposta anterior, o texto da reformulação do sistema previdenciário determinava 55 anos para as mulheres e 58 anos para os homens .
Professores de escolas particulares
Os educadores de escolas particulares não têm idade mínima estipulada em legislação, no entanto, precisam contribuir 30 anos os homens e 25 anos as mulheres. Para os professores federais, dez anos de serviço público e cinco no cargo, sendo idade mínima de 50 anos para mulheres e 55 anos para homens.
Para os professores fora da transição, alguns pontos serão mais rígidos, com idade mínima de 60 anos para homens e 57 para mulheres, com 25 anos de contribuição para ambos. Servidores de estados e municípios não foram incluídos na reforma.