A Prefeitura de Capela entregou, na última terça-feira, 19, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Carteira de Identificação para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com o documento, será possível garantir alguns direitos à criança, como prioridade no atendimento e acesso a serviços no âmbito público e privado, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para a prefeita Silvany Mamlak, esse foi um importante passo nas políticas públicas de atenção às pessoas que vivem com TEA.
“A carteirinha facilita a identificação e, com isso, será possível garantir alguns direitos, buscando a melhoria da qualidade de vida de quem vive com TEA, mas também para as famílias capelenses que possuem crianças autistas”, explicou a prefeita.
Segundo Silvany, outros Programas de Governo já atuam, de forma interdisciplinar, com crianças com o Transtorno do Espectro Autista.
“Por meio da segunda etapa do Programa TEAcolhe, realizado por meio de uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência e Educação, a nossa gestão, que já oferece o acompanhamento com neuropediatra, passará contar também com terapia ocupacional (T.O.), fonoaudióloga e psicóloga para realizar um trabalho multidisciplinar com nossas crianças que possuem o TEA. Uma novidade que auxiliará, de forma humanizada e inclusiva, mães capelenses e corpo docente no processo de educação e acompanhamento de nossas crianças”, concluiu a prefeita.
Da Assessoria