O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, recebeu, na tarde desta terça-feira, 15, a visita de Alan Andrelino e de Silvany Mamlak, presidente e vice-presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES), respectivamente.
Durante o diálogo, acompanhado também pelo prefeito Robson Martins, de Ilha das Flores, e do superintendente da FAMES, Gledson Oliveira, a Federação reforçou seu compromisso em defender a pauta municipalista, buscando garantir a seguridade administrativa e financeira dos municípios, resguardando sua autonomia com possibilidade de avanços nos serviços públicos, ao mesmo tempo que acredita na capacidade da pauta prioritária dos municípios, proposta pela CNM, no impulsionamento da economia nacional.
“A reunião com o presidente Paulo foi muito produtiva, pois os municípios falam a mesma língua. Estamos almejando formas de garantir a independência administrativa e financeira, garantindo os recursos necessários para que seja possível ofertar serviços de qualidade, realizar obras e melhorar a qualidade de vida da população”, explicou Alan de Agripino, prefeito de Areia Branca.
Outro assunto abordado foi a forte queda na arrecadação. “Os municípios brasileiros tiveram uma perda substancial na arrecadação e o cenário é de dificuldade. Temos pleiteado a liberação das emendas, cujo repasse teve uma queda significativa, além de pautas que buscam minimizar a queda das receitas, que tem sido um agravante constante, bem como a queda na arrecadação do FPM e do ICMS”, complementou o presidente da FAMES.
CAPACITAÇÃO DE GESTORES
Durante a reunião, também foi reafirmado o compromisso para que seja firmada uma parceria entre a CNM e a FAMES, voltada para a capacitação de gestores e técnicos, em temas como a Nova Lei das Licitações, Controle Interno, Reforma Tributária, Recuperação de Receitas, entre outros.
“A FAMES investe e sabe da importância da capacitação de gestores, e tem o reconhecimento da CNM e de outras entidades municipalistas por esse trabalho. Agora, teremos a possibilidade de construir a ampliação da oferta desta formação, garantindo a qualidade técnica necessária para que os municípios se tornem mais transparentes e eficientes, complementou Silvany Mamlak, prefeita de Capela.
Da Assessoria