Cadeiras de rodas entregues pela prefeita Hilda Ribeiro, não são “doações” da Prefeitura de Lagarto

0
361
Um alerta contra promoção à desinformação no serviço público

Na última terça-feira, 13, a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, usou suas redes sociais para publicar um vídeo entregando cadeiras de rodas e de banho, que são instrumentos indispensáveis para melhorar a locomoção de pessoas com limitações físicas. Na legenda, a prefeita destacou que a prefeitura de Lagarto estava dando continuidade as entregas de cadeiras de rodas e banho.

Na verdade, a doação de cadeiras não são um projeto da gestão. O governo do estado, através do Centro de Reabilitação IV, é o ordenador de despesa (em alguns casos junto com recurso federal) e que para facilitar a entrega aos usuários de todo o estado, buscam um representante do município que fica responsável pela entrega, fato esse, que não impede qualquer cidadão de buscar individualmente o órgão para ter acesso às ferramentas.

Ora, claramente a mensagem passada, induz uma interpretação errônea sobre o serviço público. Ao ir de porta em porta, informando que a prefeitura estava entregando os equipamentos, o vídeo induz de forma errônea que o município teria feito investimentos nessa área, o que não houve. Logo, fica o alerta contra promoção à desinformação no serviço público.

A comunicação pública (tudo aquilo que diz respeito ao interesse público) não pode ser instrumento de desinformação. É preciso ser transparente e direto quando se comunica serviço público, mesmo que seja em perfil pessoal. A desinformação ameaça a democracia ao fazer com que o cidadão passe a se guiar por incertezas e muita desconfiança em relação aos serviços públicos.

    RegionalSe

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome