Foi eleita por aclamação durante Sessão Especial realizada nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa de Sergipe, a chapa para a Mesa Diretora da Alese, composta pelos deputados Jeferson Andrade (PSD) – presidente; Garibalde Mendonça (PDT) – vice-presidente; Luciano Bispo (PSD), 1º secretário; 2º secretário, Marcelo Sobral (União Brasil); 3ª secretária, deputada Carminha Paiva (Republicanos); e o líder da oposição, deputado Georgeo Passos (Cidadania), que assume a 4ª secretaria no lugar do deputado Paulo Júnior (PV). A nova composição será para o 2º biênio (2025/2027) da 20ª Legislatura, com base nos artigos 7º e 10º da Resolução 33/2005 do Regimento Interno.
Após a proposta de antecipação da eleição da Mesa Diretora da Alese ter sido aprovada por unanimidade, o deputado Jeferson Andrade agradeceu aos colegas parlamentares pela confiança em tê-lo reconduzido à Presidência da Casa Legislativa. “Agradeço aos colegas deputados por ter sido reconduzido à presidência da Casa Legislativa. Essa união faz com que nós possamos apresentar melhores propostas para o povo sergipano. Obrigado a todos e a todas”, disse.
O presidente da Alese também ressaltou o diálogo constante e republicano que vem desfrutando com os demais deputados estaduais. “Ao longo dos dias, durante conversa com os colegas, foi proposta a realização desta composição da Mesa Diretora, e fico muito grato. Só modificamos a quarta secretaria, que foi um acordo da oposição; muito nos honra ter o deputado Georgeo Passos como participante da próxima composição da Mesa. Agradeço demais, e quero dizer do compromisso com os projetos dos deputados e com os projetos do Governo do Estado; analisando minuciosamente. Temos uma equipe técnica muito competente que nos dá suporte para que possamos melhorar cada vez mais a vida dos sergipanos”, enfatiza o presidente Jeferson Andrade.
Oposição
A deputada Linda Brasil (PSOL) revelou ter sido convidada para participar da Mesa Diretora, na 4ª secretaria. “Eu avaliei que não seria o momento de participar; conversei com o presidente Jeferson Andrade sobre algumas questões ligadas à celeridade dos projetos, a uma maior participação da sociedade civil organizada, através das Comissões Temáticas e também nas audiências públicas, com a participação do povo, na Casa do Povo. Por isso que a gente votou na continuidade do presidente; por esse compromisso que ele teve de ver projetos nossos importantes para a população sergipana”, esclareceu.
Para o líder da oposição na Alese, deputado Georgeo Passos, o diálogo entre Jeferson Andrade e todos os parlamentares tem sido marcado pela cordialidade. “O presidente conseguiu convencer todos os colegas, e hoje assumo a quarta secretaria na Mesa Diretora, cuja posse será no início do 2° biênio desse mandato. É algo histórico na Casa, ocupar essa vaga da oposição, que demonstra a importância da representação. Atualmente essa cadeira é ocupada pelo deputado Paulo Júnior, e, nós, enquanto bancada de oposição, construímos uma conversa e foi entendido que haveria o rodízio”, explicou.
Georgeo Passos lembrou também que no final deste ano será realizado um novo rodízio. “Dessa vez na liderança de oposição aqui na Assembleia Legislativa; quando outro colega da bancada de oposição assumirá, do mesmo jeito que fizemos na Legislatura passada quando a deputada Kitty Lima e o deputado Samuel Carvalho (ambos do Cidadania), procederam com este revezamento. Isso é muito salutar”, entende.
Fotos: Jadilson Simões