A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 08, o Projeto de Lei nº 102/2023, que Institui a Política Estadual de Atenção a Pessoas com Doenças Raras em Sergipe.
De autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante, a propositura busca melhorar a qualidade de vida, bem como o atendimento e o acompanhamento médico de portadores de doenças raras no Estado, além de qualificar a atenção básica às pessoas com tais condições de saúde.
“A ciência já classificou cerca de sete mil doenças raras distintas, sendo boa parte de origem genética que, em muitos casos, é difícil de identificar e de tratar, sendo que 95% das pessoas não possuem um tratamento específico e dependem de uma rede de cuidados. O projeto aprovado hoje nesta Casa é um importante passo para melhorarmos o atendimento à população”, explica Cristiano.
As doenças raras podem ser definidas como aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. No Brasil, a estimativa é que cerca de treze milhões de pessoas possuem alguma doença rara, como a esclerose múltipla, hemofilia, neuromielite óptica, acromegalia, tireoidite autoimune, hipopituitarismo, demência vascular, encefalite, fibrose cística, hiperidrose, entre outras.
Da Assessoria