Unicef lança campanha de incentivo à vacinação em parceria com o Governo do Estado

0
349
Foto: Ascom/SES

Com o intuito de sensibilizar a importância da vacinação infantil, o Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES), da Assistência Social e Cidadania, e Educação, promoveram uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 15, para lançar a campanha ‘Vá sim, Vacine! Ame, proteja, vacine nossas crianças’ em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o parceiro técnico o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, a campanha é fundamental para reduzir as desinformações sobre as vacinas. “É uma realidade muito preocupante, mas a participação da Unicef em parceria da secretarias da Saúde, Assistência Social e Cidadania e da Educação, facilita ainda mais a divulgação das informações corretas sobre as vacinas, melhorando os indicadores da vacinação infantil no Estado, pois a prevenção é o melhor remédio para combater as doenças”, ressaltou o secretário.

A campanha vem com o intuito de conscientizar a população em virtude da queda da cobertura vacinal infantil nos últimos anos e das desinformações veiculadas sobre a vacina. Em Sergipe, a cobertura da vacinação contra a Pólio chegou a 79,13%, em outubro do ano passado, após a realização do ‘Dia D de vacinação’ nos 75 municípios sergipanos pela SES.

Já a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a união das secretarias em benefício da população. “A gente precisa mostrar às famílias que as vacinas salvam vidas, que é uma forma de prevenção das doenças. Por isso, a vinda da Unicef é muito importante, pois possibilita o fortalecimento da divulgação da campanha a fim de reduzir e minimizar os baixos números referentes à cobertura vacinal infantil. Além disso, é muito gratificante participar da campanha junto às pastas da Saúde e da Educação, visto que esta gestão de governo promove a integração entre as secretarias com o objetivo de somar esforços em prol da população”, ressaltou Érica Mitidieri.

Apesar da oferta, a cobertura vacinal está abaixo da recomendada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%. Dos 75 municípios, 31 atingiram a meta, com vacinação igual ou acima de 95%, nove municípios estão na faixa de 90% a 94% e 35 estão entre 60% a 89% de cobertura vacinal.

Enquanto que o secretário de Estado da Educação e Cultura e vice-governador do Estado, Zezinho Sobral, apontou a necessidade de informar a importância das vacinas. “As crianças estão sempre nas escolas, lugar que possui grande risco de contágio, por isso é essencial os familiares estarem bem informados para manterem a vacinação em dia. Ressalto ao povo sergipano que atualize o calendário vacinal, vacine as crianças, pois  é um ato de amor, uma vez que evita o desenvolvimento de doenças mais graves como o sarampo e a paralisia infantil”, salientou o vice-governador.

Além disso, a campanha integra a estratégia do Selo UNICEF que tem o intuito de estimular a garantia dos direitos das crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

“A vacina é uma das ações de saúde mais importantes para criança, considerada depois da água potável como a maior invenção médica dos últimos séculos, pois  é uma ação segura que traz benefícios para a população. Vale destacar que já evitou várias mortes, sequelas como paralisia infantil, surdez e problemas neurológicos. Por isso, estimulamos para que as famílias levem as crianças para vacinar, que não atrasem e procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBSs), caso tenha alguma dúvida, mas mantenham o calendário vacinal atualizado para proteger as  crianças”, explicou a especialista em Saúde do UNICEF, Tatí Andrade.

Além de conscientizar sobre o papel das vacinas na prevenção de doenças, a campanha vem como contribuição para aumentar a cobertura vacinal nos municípios. “Estamos na tentativa de diminuir o número de meninos e meninas sem a atualização da caderneta vacinal e esse movimento em todo o país vem por conta da Unicef perceber os dados alarmantes da baixa cobertura. Então essa retomada é o pontapé inicial da campanha que faz parte da ação do selo Unicef até a gente ver meninos e meninas vacinados no estado de Sergipe”, ressaltou a coordenadora do Selo Unicef em Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Joilda Aquino.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome