O governador do estado, Fábio Mitidieri, participou na noite desta terça-feira, 28, da solenidade em comemoração ao 188º aniversário da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE). A cerimônia aconteceu no Centro de Ensino e Instrução, situado no bairro América.
Na solenidade, Fábio foi homenageado com a medalha Alferes Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Polícia Militar de Sergipe. Ela foi entregue pelas mãos do comandante-geral da PM, Alexsandro Ribeiro, como uma forma de enaltecer e reconhecer os bons serviços prestados à instituição.
Ao lado do comandante Alexsandro, o governador realizou a entrega da medalha de mérito aos policiais militares em reconhecimento pelo tempo de serviços prestados, como também a outras autoridades e civis, enaltecendo, assim, os bons serviços prestados à Polícia Militar do Estado.
“Muito me orgulha os serviços prestados pela Polícia Militar de Sergipe ao nosso povo. Ela não apenas cuida da segurança, mas educa e é parceira da sociedade e do Governo do Estado. O futuro começa agora pelas mãos daqueles que fazem a instituição. É ela que nos ajuda a construir um futuro melhor, e eu aproveito para reafirmar meu compromisso com as demandas da categoria, como o pagamento da periculosidade e a melhoria da infraestrutura da polícia. Agora, é hora de trabalhar pelo povo e eu conto com cada um de vocês da família militar para tornar o nosso estado ainda mais seguro”, reforçou.
Fábio também participou da homenagem a todos os policiais que tombaram em defesa da sociedade sergipana e assistiu ao desfile em continência da tropa, comandado pelo tenente-coronel Augusto César de Oliveira. Ao final do evento, o governador foi recepcionado pelos jovens do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Reconhecimento
O comandante-geral da Polícia Militar, Alexsandro Ribeiro, ressaltou que a história da PM caminha lado a lado com a própria história de Sergipe. “Essa comemoração é resultado do empenho e da dedicação de cada abnegado policial militar que atende as demandas da sociedade e que está 24 horas por dia no combate à criminalidade, carregando a missão de defender o povo sergipano. Celebrar mais um ano de existência é mérito dos senhores. Parabéns à Polícia Militar de Sergipe”, comemorou, agradecendo em especial ao governador Fábio Mitidieri e a cada um dos policiais militares.
“Fábio, temos plena convicção de que você fará um excelente trabalho, o futuro começa agora. Os novos desafios nos movem porque o nosso foco é proporcionar serviços de excelência para a segurança pública e nos aproximar, ainda mais, da sociedade para entender seus anseios. Conte com nossa lealdade, compromisso e dedicação para Sergipe avançar cada vez mais na segurança pública”, disse, ao agradecer também ao secretário da Segurança Pública, João Eloy, por colaborar com o fortalecimento de uma segurança pública no combate à criminalidade. “Tivemos um Carnaval tranquilo sem ocorrências de homicídios”, citou.
Ações da Segurança Pública
Em dois meses da atual gestão estadual, são diversas as ações promovidas pela Segurança Pública, a exemplo do anúncio feito, no dia 23 de janeiro, do concurso para a Coordenadoria Geral de Perícias. No total, são 60 vagas voltadas aos cargos de agente técnico de necropsia, papiloscopista, perito criminalístico, perito médico-legal e perito odonto-Legal. Este é o primeiro concurso da nova gestão.
Também foi divulgado, na última segunda-feira, 27, o edital com o início de credenciamento de clínicas (pessoa jurídica) para a realização de consultas para tratamento com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e com fisioterapeutas para profissionais da Segurança Pública de Sergipe, junto ao Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador de Segurança Pública (Cirast).
Além disso, está em andamento o concurso da Polícia Civil de Sergipe, com os candidatos já aprovados e aptos para começar o curso de formação na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol).
Para 2023, a Segurança Pública de Sergipe tem um saldo de cerca de R$ 88 milhões, que está sendo investido em reforma e construção de unidades policiais, compra de viaturas, armas de fogo e equipamentos de proteção individual, como coletes balísticos. Há, ainda, o compromisso da gestão estadual de realizar o pagamento da periculosidade, com a proposta de ser realizado paulatinamente até o final da gestão.