Fevereiro Laranja! Este é o mês para conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia – um tipo de câncer do sangue. Os últimos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são de 2020 e apontam que o número de mortes no Brasil pela doença foi de 6,7 mil pessoas, sendo 3,7 mil homens e 3 mil mulheres.
A leucemia é um tumor originário das células do sangue, chamado de tumor hematológico, que geralmente, se inicia nas células da medula óssea e por causa desconhecida, adquirem uma mutação genética que dá origem a neoplasia. Existem vários tipos da doença: leucemia mieloide aguda; linfoblástica aguda; mieloide crônica e linfoide crônica. Cada uma tem suas características, prognósticos e tratamentos próprios.
Segundo especialistas, esse tipo de câncer, geralmente, não tem predisposição. No entanto, existem doenças genéticas que têm maior incidência de neoplasias. Além disso, há estudos que sugerem que algumas exposições ocupacionais poderiam predispor a ocorrência de leucemias, mas não existe prevenção para o problema. Sabe-se que uma vida saudável, com boa alimentação, bom sono, atividade física, controle de estresse, não fumar e não beber álcool em excesso, pode retardar o aparecimento de neoplasias. Portanto, o mais indicado é procurar um médico ao sentir qualquer sintoma.
Midiando Comunicação/ASCOM PMGM.