O governador de Sergipe, Fábio de Mitidieri, participou, nesta quarta-feira, 1°, da posse da Mesa Diretora para o biênio 2023-2025 do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça Tobias Barreto, localizado à Praça Fausto Cardoso, Centro.
Na cerimônia, foram empossados os desembargadores Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, para o cargo de presidente, Gilson Felix dos Santos, como vice-presidente e Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, como Corregedora-Geral da Justiça. Durante o ato, a nova Mesa Diretora fez a leitura do compromisso de posse, seguida da assinatura do termo de posse.
Fábio desejou sucesso ao novo presidente reforçando o papel da justiça na manutenção da Democracia. “Ricardo é um jurista experiente, tenho certeza que conduzirá com responsabilidade o TJ. O poder judiciário é um dos pilares da democracia, atuando com independência, sem desviar do povo”, disse.
O desembargador Edson Ulisses de Melo se despediu da presidência do Tribunal e fez um retrospecto de ações, programas e projetos realizados no período. Ele agradeceu ao todos os servidores e destacou a cidadania, diálogo, cultura e memória judiciária como pilares importantes do Poder Judiciário.
“Fui mais aluno que mestre, mais aprendi do que ensinei”, disse o desembargador, ressaltando o papel do Poder Judiciário na sociedade. “Nos tempos de hoje, o Poder Judiciário precisa ser aberto ao diálogo com a população. O Judiciário precisa ser a esperança e a tranquilidade da sociedade, não pode ser temor, precisa ter respeito e consideração à população”, frisou.
Ao ser empossado, o presidente Ricardo Múcio, recordou a posse de seu pai, Luiz Abreu, há 30 anos, também como presidente do TJSE.
“Muito esforço será requisitado de nós, mas estamos empenhados. A justiça estadual está presente em praticamente todos os atos das atividades civis. É ela quem decide questões de caráter individual e coletivo, por isso, está de portas abertas para o cidadão de forma perene e ininterrupta”, ressaltou.
O presidente Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima foi empossado Desembargador do TJSE no dia 28 de abril de 2010. Natural de Aracaju, Sergipe, bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Foi aprovado no concurso para magistratura sergipana em março de 1989, iniciando sua carreira como Juiz Substituto da Comarca de Tobias Barreto, em dezembro do mesmo ano. Ricardo passou pela Comarca de Lagarto e, em 1993, foi designado para 1ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. Ele também presidiu a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) por dois mandatos (1996-1997 e 2000-2001) e foi membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), no biênio 2004-2006.
Mesa Diretora
O vice-presidente Gilson Félix dos Santos tomou posse como desembargador do TJSE no dia 6 de junho de 2022. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) na turma de 1980, foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Sergipe. Ingressou na magistratura em 1989, atuando inicialmente na Comarca de Nossa Senhora da Glória, além de ter atuado no Juizado da Infância e Juventude e na Vara Cível de Nossa Senhora do Socorro.
A corregedora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade tomou posse como desembargadora no dia 14 de março de 2022. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1991. Foi empossada Juíza Substituta em 5 de abril de 1994, com primeira designação para a Comarca de Cristinápolis. Atuou também na Comarca de Riachuelo, na 1ª Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de São Cristóvão, na 5ª Vara Privativa de Assistência Judiciária/26ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. Em 2022, assumiu a Presidência do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa (Nupejure) do TJSE.