De Brasília, onde participará de reunião com o presidente Lula, o governador Fábio Mitidieri coordenou reunião com secretários de Estado, o embaixador da Bielorússia, Sergey Lucashevich e o empresário Paulo Braga sobre implantação de fábrica de tratores em Sergipe. Foi dado início às tratativas para instalação da planta com apresentação das condições fiscais, de apoio estrutural e linhas de crédito do Banese.
Com apoio do vice-governador, Zezinho Sobral, Fábio acompanhou ratificou o compromisso com geração de emprego e com o desenvolvimento do estado ao falar sobre a parceria com a Bielorússia.
“Todo o Brasil acompanhou estarrecido o ocorrido de ontem. O Fórum de Governadores solicitou a presença de todos, por isso não estou presencialmente neste encontro. Quero desejar boas vindas e que possamos realizar com sucesso essa parceria com a Bielorússia. Gerar emprego é nosso principal foco no governo e já iniciamos buscados parceiros”, disse.
A ideia é que Sergipe receba uma fábrica de tratores da Bielorússia. Grande parte da economia do país do Leste europeu, cerca de 40% do PIB, deve-se à indústria automotiva e de máquinas e implementos. A parceria consiste na importação de itens e equipamentos por parte da empresa Maquigeral Energia, do empresário Paulo Braga, com montagem na unidade sergipana. A expectativa é que sejam gerados até 300 empregos de forma direta e 3 mil de forma indireta.
Paulo Braga pontuou que a atuação ágil do governador foi determinante para a escolha do estado. “Pretendemos colocar a cadeia produtiva dentro do estado. Sergipe foi escolhido pela atuação do governador e de sua equipe, pela agilidade em fazer o convite e apresentar as condições como mão de obra qualificada, boa localização para escoamento e recebimento de material. Ainda hoje, visito os bancos do Nordeste e de Sergipe e vou visitar as áreas”, informou.
O ambiente favorável a negócios também foi elogiado pelo embaixador da Bielorússia, Sergey Lucashevich. “Estamos com nossa comitiva para fechar negócios porque Sergipe é um estado com boas condições. Quero expressar nosso apoio a esse projeto e parabenizar o governador pela rapidez em fechar a parceria”.
“O que Sergipe faz agora é intensificar esse trabalho de condições de atração de investimentos para fazer valer o plano de governo de Fábio, que é exatamente captar recursos, atrair investimento, desenvolver o estado e gerar emprego”, disse Zezinho Sobral.
Maquigeral
A empresa Maquigeral tem cinco fábricas de tratores na América Latina. Na unidade sergipana, a ideia é produzir mini tratores de potência de 40 a 150hp. O investimento será de R $116 milhões e inclui abertura de franquias, de redes autorizadas, construção de fábricas.
PSDI
O Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) é um instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico do Estado, através da concessão de incentivos e estímulos a empreendimentos. Por meio dele, é ofertado cinco tipos de apoios: fiscal, creditício, locacional, financeiro e de infraestrutura e já foram atraídas 500 indústrias nos ramos de confecção, têxtil, calçados, óleo e gás, alimentício.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Valmor Barbosa, reforçou que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) está à disposição do empresariado e da Embaixada Bielorrússa, a fim de oferecer mais esclarecimentos e visitar os locais de possíveis interesses para instalação de empreendimentos. “Podemos também celebrar um protocolo de intenções para formalizar esse trabalho, que será muito positivo para a economia sergipana”, frisou.
Presenças
Acompanhou a reunião os secretários de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo; de Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto; da Fazenda, Sarah Tarsila; da Agricultura, Zeca da Silva.