A Câmara de Vereadores de Simão Dias promove no próximo dia 25 de novembro, na Associação Atlética do município, a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Barão de Santa Rosa o Título de Cidadão Simãodiense para personalidades, autoridades e pessoas da sociedade.
As honrarias que serão concedidas pelo poder legislativo municipal remetem a contribuição dos homenageados durante toda sua vida para a melhoria e desenvolvimento do município.
A entrega da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Barão de Santa Rosa será realizada por todos os vereadores da Câmara Municipal, sendo que o Projeto de Lei foi aprovado pelo então vereador João Pinto, durante o seu mandato entre 2017 a 2020.
Sobre o Barão de Santa Rosa
A denominação Medalha Barão de Santa Rosa foi escolhida devido à importancia do personagem para a história do município de Simão Dias. O familiar Sebastião da Fonseca Andrade é um personagem marcante da história Simãodiense, este juntamente com o coronel Pedro Freire de Carvalho, cunhado do Barão, irmão de Ana Freire de Carvalho, foram os politicos mais poderosos e influentes em Simão Dias no período pós- emancipação.
Ambos coronéis, apoiadores do clube republicano, tiveram grande prestigio com os governos estaduais e federais da esfera pública. Durante o período da Guerra de Canudos foram os principais fornecedores de rifles para as tropas federais. O coronel Pedro Freire foi vice-governador por dois mandatos. Quanto ao coronel Sebastião Fonseca de Carvalho, o mesmo ficou notabilizado por ter se tornado Barão.
Sebastião Fonseca de Carvalho era natural de Poço Verde, posteriormente foi morar em Simão Dias. Casou com moça de família tradicional simaodiense, conhecida como Ana Freire de Carvalho. O baronato era o título de nobreza concedido pelo imperador. No entanto, o coronel recebeu o baronato na República, por comenda concedida pelo Papa Bento VIII, por ter bancado, por inciativa própria, a construção da Igreja Senhora Sant’Ana.