No município de Lagarto, mães entraram em contato com o Programa Sergipe em Destaque, rádio 102.7 FM, apresentação de Aclécio Prata, para denunciar que na Escola Municipal Noruega, no povoado Urubutinga, os alunos – com faixa etária entre 3 a 7 anos – são colocados sentados no chão para comer a merenda escolar, enquanto outros ficam na sala de aula, pois não há refeitório na unidade de ensino.
“As crianças estão recebendo o lanche escolar sentadas no chão, e isso é um absurdo. Como é que pode uma criança comer sentada no chão, com a mão onde passam gatos, cachorros e pessoas (…) Uma professora de uma turma está recebendo o lanche dos alunos em sala de aula e outra professora tem que levar os alunos até a cantina para receber o lanche e sentar no chão para lanchar (…)”, relatou a mãe de um aluno ao radialista Aclécio Prata.
Outra mãe criticou a direção da escola por não permitir que os alunos que estão recebendo a merenda no pátio, possam ficar em sala de aula, como os demais. “A merendeira falou que não tinha problema de levar a merenda na sala, e aí ela começou a levar. Foi quando a direção da escola disse que não era para ir levar mais. Quer dizer que o pré-escolar continua recebendo na sala de aula, e os alunos do ensino multissérie devem pegar na cantina e sentar no chão”, disse.
O repórter do Sergipe em Destaque, Nando Moreno, em diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, foi informado que birôs e cadeiras serão disponibilizados no pátio da escola, ou seja, algo totalmente improvisado e sem seguir normas sanitárias. Diante do exposto, é imprescindível que o Ministério Público de Sergipe investigue o improviso promovido pela gestão dos Ribeiro, inclusive verificar se há outras escolas municipais de Lagarto na mesma situação.
Ouça os relatos: