Coren interdita serviço de enfermagem na pediatria do HU de Lagarto

0
455
Em nota, o Hospital Universitário de Lagarto esclarece sobre a situação atual de superlotação na unidade de saúde.

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE) de Sergipe realizou uma interdição ética nos serviços de enfermagem da unidade pediátrica do Hospital Universitário de Lagarto (HUL). A informação foi divulgada pelo Coren nesta terça-feira, 27.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Coren disse que a interdição se deu devido ao não cumprimento do que foi acordado em audiência realizada com o Ministério Público Federal e a EBSERH.

Ainda segundo o órgão, tudo que foi apurado no HUL foi encaminhado aos órgãos competentes, assim como ao jurídico do Coren para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.

“O Coren/SE tem como última alternativa a interdição. Entretanto, pensando no serviço prestado à população, em especial às crianças de Lagarto, e as condições de trabalho ofertadas aos profissionais da enfermagem do HUL de Lagarto podendo por em risco a assistência à população atendida, o pedido de interdição ética tornou-se inevitável.” , diz em nota o presidente em exercício do Coren/SE, Dr. Diego Rafael.

Situação do HUL

O HUL tem sido alvo de interdições éticas, devido as suas condições de funcionamento. Após denúncias em relação a falta de escala, sobrecarga e superlotação no HUL, no último dia 15 de setembro, o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese) instaurou uma interdição ética no Hospital, suspendendo os serviços das áreas de Clínica Médica e Pediatria. O objetivo da suspensão à época ocorreu na tentativa de solucionar o problema.

No entanto, por entender que a interdição estava atrapalhando o atendimento à população, no dia 22 de setembro, o Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF/5ª) decretou a suspensão da medida.

O HUL

O Hospital Universitário de Lagarto se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

“O Hospital Universitário de Lagarto foi surpreendido na manhã desta terça-feira, 27, com decisão de interdição ética da atividade de enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem na Pediatria da unidade hospitalar. Em razão disso e para manter os serviços prestados em favor dos usuários pelo setor, o hospital ajuizará na Justiça Federal uma ação cautelar com pedido de tutela de urgência, buscando reverter a interdição.

O propósito da unidade hospitalar é não ocasionar desassistência a uma população de cerca de 240 mil habitantes da Região de Saúde de Lagarto, que tem o HUL-UFS como referência para suas necessidades de saúde e atendimento, ou prejuízos aos alunos que utilizam o hospital como base de ensino e formação.

De janeiro a agosto deste ano a Pediatria do HUL-UFS atendeu 3.426 crianças de 0 a 12 anos de idade, o que representa um total de 17,14% de todos os atendimentos de urgência da unidade hospitalar. E no mesmo período, foram realizadas 552 internações, representando 19,96% do total de internamentos do hospital.

Ressaltando que o HUL vem realizando sucessivas convocações de profissionais de enfermagem através do concurso público vigente para a unidade hospitalar. De maio até agora foram convocados 11 Enfermeiros e 24 Técnicos de Enfermagem. E nessa segunda-feira, 26, novas convocações foram publicadas em edital para novos 5 Enfermeiros e novos 14 Técnicos de Enfermagem.

Essas ações e iniciativas estão na agenda de tratativas e encaminhamentos para melhor adequação dos atendimentos e das escalas médicas e de enfermagem.

Importante ainda considerar que o Hospital Universitário de Lagarto é hospital porta aberta de Urgência e Emergência como parte da Rede de Atenção à Saúde de Sergipe, não podendo ser único responsável pela totalidade dos atendimentos da região. É fundamental também a oferta de serviços de saúde locais através da atenção primária, como UPAs, UBS e demais estruturas de atendimento básico visando desafogar a unidade hospitalar”.

Infonet 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome