Uma das propostas para a Educação Pública de Sergipe nos próximos quatro anos apresentadas no plano de governo do candidato pelo PSD, Fábio Mitidieri, fala sobre a expansão da educação integral, estabelecendo metas e critérios de elegibilidade das escolas e municípios atendidos.
O candidato propõe a elaboração de um Plano Estadual de Educação Integral, que norteará a expansão da educação integral em Sergipe, das atuais 76 escolas (que representam 41% da rede) para 156 escolas (83% da rede).
A proposta fala sobre reestruturar, em diálogo permanente com toda a comunidade escolar, professores, alunos e gestores, o currículo da educação integral, considerando a realidade local e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a proposta, a ampliação do ensino integral deverá contemplar múltiplas dimensões pedagógicas, como o projeto de vida, o protagonismo juvenil, o acolhimento, as disciplinas eletivas, o aprendizado na prática e a tutoria, proporcionando o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.
As propostas apresentadas também falam sobre a criação do programa Bolsa Aprendizagem, que contemplará os alunos em situação de vulnerabilidade que estejam cursando o Ensino Médio Integral, visando a redução dos índices de evasão escolar.
Fábio afirma que essas duas propostas irão contribuir para melhorar a qualidade do ensino público do Estado e reduzir os índices de evasão escolar. “Eu proponho a ampliação do ensino integral como forma de contribuir para a qualidade do ensino público de Sergipe e oferecer mais atividades complementares e esportivas para os jovens, além de permitir que as mães trabalhem tranquilas, sabendo que seus filhos estão na escola. Já o Bolsa Aprendizagem, permitirá que o jovem ajude no complemento da renda em casa sem a necessidade de abandonar os estudos para trabalhar”, disse o candidato.
Outras propostas
O plano de governo de Fábio Mitidieri também pretende fomentar ações voltadas para a implementação de temas de relevância para o desenvolvimento da cidadania, tais como o empreendedorismo, educação financeira, violência doméstica e respeito à mulher, questões étnico raciais, educação para o trânsito, educação ambiental, prevenção ao uso de drogas entre outras.
Fonte e foto assessoria