A prefeita de Capela, Silvany Mamlak, se reuniu com os agentes comunitários de saúde e de endemias nesta quinta-feira, 14, para anunciar aos servidores o pagamento do piso salarial nacional das categorias já a partir do mês de julho, se tornando um dos primeiros municípios sergipanos a regulamentá-lo.
Para Maria Beatriz Nascimento Santos, agente comunitária de saúde do município, o pagamento do piso é sinônimo de valorização. “É muito importante que possamos nos sentir valorizados. Com o pagamento do piso, me sinto lisonjeada por ver esse compromisso cumprido”, afirmou
Já Jhonata Sousa Santos, agente de endemias, considera um avanço da gestão municipal. “Recebemos a notícia com muita felicidade. Para mim, foi sinônimo de valorização pelo trabalho que exercemos como agentes de endemias. Foi um compromisso efetivado pela Gestão Municipal que retribuiremos da melhor forma, trabalhando com ainda mais empenho junto à população”, comemorou.
O piso salarial dos agentes foi promulgado no fim de maio pelo Congresso Nacional, no valor de dois salários mínimos. Em 2022, o valor é de R$2.420,00. Para Silvany, uma pauta justa, pois esses profissionais são responsáveis pela prevenção e acompanhamento da população.
“Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias são a base do serviço de atendimento público de saúde. Atuam na prevenção, educação, acompanhamento e promoção da saúde da população, trabalhando com empenho nas comunidades”, explicou Silvany.
Ainda de acordo com a prefeita do município, o reajuste foi concedido a profissionais efetivos e contratados. “Na primeira oportunidade que tivemos que conceder o reajuste para 100% de nossos agentes, fiz questão de anunciar a todos eles e ainda faremos o pagamento retroativo, referente aos meses de maio e junho”, concluiu Silvany.
Da Ascom / PMC