Chegar ao governo de Sergipe com um jeito novo de fazer política. Esse é o desafio do deputado federal e pré-candidato ao governo estadual Fábio Mitidieri. Nesta sexta-feira, 17, ele esteve em Itabaiana, na região Agreste, discutindo propostas e recebendo apoio de aliados como a deputada Maria Mendonça e o vice-prefeito do município Neném de Verso. Em entrevista para a rádio Capital FM, Fábio destacou que presente descentralizar os serviços especializados em saúde, além de construir o hospital regional da Grande Aracaju e implantar o complexo materno infantil, integrando a assistência à mães e a bebês.
“Minha preocupação na saúde é descentralizar os serviços, levando especialidades para o interior. Precisamos de mais hospitais regionais, investir em telemedicina, prontuário eletrônico, modernizar os processos. Por exemplo, um morador de Itabaiana é atendido no Huse, volta para cá e necessita de atendimento em uma Unidade Básica. Quando chega nessa Unidade, o profissional não tem acesso aos procedimentos realizados no Huse. Com o prontuário eletrônico, todas as informações do paciente são unificadas, facilitando o atendimento, evitando o deslocamento desnecessário de interior para a capital”, afirmou.
Propostas para ampliação de ensino integral, fomento de agricultura e de ampliação de políticas de distribuição de renda também foram citadas.
“Onde tem agricultura familiar, não tem miséria. Quero investir capacitando esses trabalhadores, estudar a viabilidade de estender Mão Amiga para os pescadores. Quando visito os municípios, não estou fazendo turismo, estou conhecendo as necessidades do sergipano, ouvindo, propondo. Sergipe hoje é terceiro estado nordestino em ensino integral. No meu governo, vamos trabalhar para que seja o primeiro! Nossa prioridade é gerar emprego, renda e combater a fome”.
O apresentador Alex Henrique lembrou do caráter municipalista do pré-candidato ao exaltar que não há um só município sergipano que não tenha recebido recursos do mandato de Fábio em Brasília.
“Sou um deputado municipalista. Destinei recursos para todos os 75 municípios e também para o Governo. Na pandemia, tive o cuidado de destinar recursos para todos esses municípios investirem no cuidado à saúde, colocando cerca de 10 milhões de reais para a compra de vacinas. Aqui em Itabaiana, tenho muitas emendas destinadas, a exemplo da que foi para o estádio Etelvino Mendonça, mas que a prefeitura direcionou à outras obras, ainda assim, destinei mais um milhão para este fim, agora via Estado”, explicou.
Adversários
Fábio evidenciou também que a apresentação do seu nome ao governo é fruto de um projeto político construído desde 2018 e que tem evitado ao máximo comentar sobre falas de adversários, de modo especial a de Valmir de Francisquinho, pré-candidato do PL, que tem dito que a escolha do nome de Fábio se deu nos porões do Palácio e a dele seria uma escolha do povo.
“Sobre Valmir, deixo que a justiça julgue. Não tenho nenhum tipo de problema, sou ficha limpa. Ele cuide da vida dele de lá, eu cuido da minha de cá, a gente vai se bater nas urnas do dia 2 de outubro, se ele puder ser candidato. Se não puder, que assista de camarote”.
Também acompanharam a entrevista os vereadores de Itabaiana Ivoni Lima, Escovinha e Anderson Pereira.