Cristiano e Silvany dialogam com o presidente da Câmara dos Deputados sobre importância do Projeto Carnalita

0
319

A importância do projeto Carnalita dentro do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) foi o tema de uma conversa entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, Cristiano Cavalcante, e a prefeita de Capela, Silvany Mamlak.

O encontro aconteceu em Brasília, onde ambos cumprem agenda junto à Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na ocasião, foram discutidos pontos importantes sobre a implementação do PNF, que busca readequar o equilíbrio entre a produção nacional e a importação de fertilizantes, reduzindo a dependência do Brasil no setor.

Vale ressaltar que, no PNF, Sergipe aparece em destaque quando o assunto é potássio, graças à exploração da silvinita, realizada através da Mosaic Fertilizantes, terceira maior fabricante de fertilizantes do mundo e pelo potencial do Projeto Carnalita, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas ao ano de potássio. A exploração, atualmente, é realizada na Usina Taquari-Vassouras, localizada no município de Rosário do Catete.

Para Cristiano Cavalcante, o diálogo foi extremamente produtivo. “Trouxemos para o presidente da Câmara o cenário em Sergipe, que viabiliza a implementação rápida do PNF no primeiro momento em nosso Estado, que atualmente é o único produtor de potássio do país e com uma capacidade de ampliação significativa da produção. Além disso, temos a vantagem geográfica e logística, pois nossas jazidas se localizam próximas às rotas de escoamento, incluindo rodovias federais e um porto, numa região que já possui experiência com a exploração do subsolo, incluindo a infraestrutura”, enfatizou.

“Além disso, mostramos ao presidente da Câmara que a exploração do minério no Vale do Cotinguiba é uma uma solução mais viável que no município de Autazes, no Amazonas, pois não necessita de uma legislação específica para que a exploração seja realizada e já possui os estudos realizados”, pontuou Cristiano.

Segundo a prefeita da cidade de Capela, Silvany Mamlak, uma das localidades onde a carnalita poderá ser explorada, essa iniciativa é proveitosa para todo o Estado. “O projeto Carnalita deve ser tratado com a importância que possui. É geração de emprego, renda e desenvolvimento no Vale do Cotinguiba, com a possibilidade de abertura de postos de trabalho, fomentando a economia e ampliação da produção de fertilizantes baseados em potássio, numa realidade onde toda a produção vem de Sergipe e podemos ampliar ainda mais essa produção, de maneira eficiente e responsável”, explicou. “E, graças à interlocução de Cristiano, pudemos ter esse proveitoso encontro com o presidente da Câmara dos Deputados”, concluiu.

O encontro foi extremamente produtivo. Ao conhecer todo o potencial sergipano, Lira se mostrou entusiasmado com Sergipe e considerou o Projeto Carnalita de suma importância para o Brasil.

Durante a reunião, o presidente da Câmara ligou diretamente para o Ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, que colocou o Secretário de Geologia e Mineração da pasta, Pedro Paulo Dias, à disposição para uma agenda sobre o tema ainda esta semana em Brasília, junto ao Ministério, para tratar da exploração do subsolo na região do Leste Sergipano.

Da Assessoria

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome