Reunidos hoje, 29, na Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), prefeitos consorciados ao Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES) levaram a parlamentares federais de Sergipe a preocupação deles com o contingenciamento de uma emenda coletiva no valor de R$ 20 milhões para implantação do Centro de Diagnóstico Conivales. Segundo o presidente do Consórcio, Franklin Freire, na última sexta-feira, 19, a bancada federal contingenciou a emenda, inviabilizando a implantação do Centro, que beneficiaria todos os municípios do interior de Sergipe.
Estiveram presentes à reunião os deputados federais Fábio Henrique (PDT), Fábio Mitidieri (PSD), Bosco Costa (PR) e assessores do senador Alessandro Vieira, que justificou ausência. No encontro, que também contou com a participação do presidente da FAMES, Cristiano Cavalcante (Ilha das Flores) e dos prefeitos: Pedro Balbino (Tomar do Geru); Flávio Dias (Telha); Elizabete Freire (Gararu); Júnior Macarrão (Santa Rosa de Lima); José Magno (Japoatã); Genivaldo Costa-Dadau (Santo Amaro); Jeferson Santana (Maruim); Júnior Barrozo (Santana do São Francisco); e Silvany Mamlak (Capela), os parlamentares expuseram a importância de investimentos na saúde dos municípios através do CONIVALES, principalmente em serviços em que há dificuldades de acesso por parte da população.
Os três deputados confirmaram apoio a uma solução que não inviabilize 100% dos recursos da emenda do CONIVALES. Entre as sugestões, que seja contingenciado um percentual igualitário entre as seis emendas coletivas, evitando que o prejuízo fique somente com os municípios.
Como essa deve ser também uma decisão da bancada, em comum acordo entre os oito deputados federais e os três senadores, foi encaminhada a realização de uma reunião na quarta-feira, 8 de maio, em Brasília, com todos os parlamentares. “Nosso objetivo é expor o problema e chegar a uma solução. Todos os prefeitos têm consciência do alívio que será o Centro de Diagnóstico na marcação de exames especializados que hoje não conseguimos obter para a nossa população. Será um grande avanço para a saúde pública em Sergipe”, destacou Franklin Freire.
Para Cristiano Cavalcante, somente com a união dos gestores, como demonstrada nessa reunião, é que será possível chegar a uma solução, sem prejuízos para nenhuma das partes. “A Federação continuará apoiando essa luta que não é somente do CONIVALES, mas dos 74 municípios do interior de Sergipe. Temos certeza que podemos contar com a sensibilidade da nossa bancada”, avaliou o presidente da FAMES.
Por Conivales