A partir de investigações do Departamento de Narcóticos (Denarc) foi deflagrada, nesta quinta-feira (7), a Operação Olho de Hórus. A ação policial tem como objetivo desarticular três grupos criminosos, sendo dois voltados ao tráfico de drogas e um que atuava no roubo de chácaras no interior do estado.
As ações foram realizadas em trabalho integrado envolvendo equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju. Como resultado da operação, cinco investigados foram presos e três entraram em confronto com as equipes policiais. A ação policial também apreendeu armas e drogas.
Dois dos grupos praticavam o tráfico de drogas em alta quantidade e demonstravam poder bélico com fotos de arma longa. Os integrantes também vendiam armas e munições.
Na investigação, o Denarc chegou à informação de que um dos grupos estava ameaçando integrantes de uma terceira organização criminosa. Esse outro grupo voltado ao roubo de chácaras.
Em um dos crimes, integrantes desse grupo criminoso dispararam na mão de uma das vítimas. Além disso, membros da associação criminosa também praticavam o crime de estupro.
O Olho de Hórus é um símbolo egípcio que representa força, poder, coragem, proteção, clarividência e saúde. Ele reproduz o olhar aberto e justiceiro de um dos deuses egípcios da mitologia: o deus Hórus.
O símbolo favorece a evolução do terceiro olho, dons estes relacionados à clarividência e, da mesma maneira, simbolizando o “Olho que tudo vê”, ou seja, aquele que enxerga muito além das aparências.
A denominação da operação se deu devido às diversas operações que o Denarc está realizando em todo o estado de Sergipe, combatendo diversas organizações criminosas, de todas as envergaduras. A título de exemplo, somente na operação de hoje, as buscas aconteceram em dez cidades do estado.
Morto em confronto
Durante a operação, o blogueiro Rafael da Costa Santos, conhecido como “Rafael Scoobydoo”, morreu em confronto com as forças policiais em Itabaiana, numa residência no bairro Marianga. Ele era bastante conhecido na cidade, por ter um som do tipo “paredão” sempre presente nos eventos.
Segundo a polícia, Rafael entrou em confronto com as equipes durante cumprimento de mandado de busca. A movimentação chamou a atenção de muitos curiosos do bairro Marianga, principalmente porque um helicóptero da polícia sobrevoava a localidade.
Rafael é suspeito de integrar uma das associações criminosas investigadas na operação. Na residência dele, segundo a polícia foram encontrados além de um revólver calibre 38, um tablete de maconha, um tablete de cocaína, joias e dinheiro em espécie.