Morreu na manhã desse sábado (14), em seu apartamento, o ex-prefeito de Lagarto e ex-deputado estadual, Artur de Oliveira Reis. Artur Gavião como era conhecido tinha 94 anos e era o patriarca da família Reis e fundador de um dos mais tradicionais grupos políticos do estado de Sergipe, o Saramandaia.
Artur Reis nasceu no dia 28 de agosto de 1926 na cidade de Lagarto e entre seus feitos políticos estão construção de escolas e de várias igrejas nos povoados e na sede do município.
Em sua família tem políticos como o ex-prefeito e ex-deputado Jerônimo Reis, o ex-deputado Sérgio Reis, do deputado federal Fábio Reis e da deputada estadual Goretti Reis.
O mesmo foi prefeito de Lagarto entre 1982 e 1988 e deputado estadual de 1991 até 31 de janeiro de 2003.
Entre seus feitos políticos estão a construção do Colégio Frei Cristóvão de Santo Hilário, construções de várias igrejas nos povoados e na sede do município, construção da Barragem Dionísio de Araújo Machado com parceira do então governador João Alves Filho.
O Jornalista Iuri Rodrigues vai lançar a biografia de Artur Reis (Artur Reis: A história de um dos maiores políticos de Sergipe em livro).
Inumeráveis ações foram desenvolvidas por Seu Artur. A Cidade Nova lega ao seu mentor as mais sinceras homenagens, para onde levou desenvolvimento, emprego e educação (atual sede da Faculdade José Augusto Vieira). Sócio-fundador do Rotary Club de Lagarto, foi um exímio farejador de talentos e novidades, tendo implantado o promissor Sistema Progresso de Comunicação, sem deixar de mencionar suas ações de caridade à frente do Hospital Nossa Senhora da Conceição e do Asilo Santo Antônio, a construção da Escola Frei Cristóvão de Santo Hilário, a Barragem Dionísio de Araújo Machado (seu padrinho político), entre outras, que o transformaram na mais atuante liderança política dos últimos 30 anos da história de sua.
Também Artur Reis foi responsável pela construção da Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cidade Nova, cuja história será publicada através do livro “No Colo da Piedade”, obra que será lançada no dia 29 de agosto deste ano.
O ex-deputado será sepultado em sua cidade natal. Mais informações sobre as despedidas serão anunciadas pelos familiares.
Fonte: Lagarto Notícias