Tomaram posse nesta sexta-feira, 1º, os 11 vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Laranjeiras, eleitos em novembro passado. Mais de 50% das cadeiras do poder legislatura foram ocupadas por novos parlamentares. Neste primeiro dia de sessões, os trabalhos foram conduzidos de forma interina pelo vereador Rogério Matos, que foi o parlamentar mais votado no pleito de 2020. Os vereadores José Carlos Sizino Franco (JJ) e Maria Aparecida Santos Dias tomaram posse e acompanharam os trabalhos de forma remota, por conta da pandemia da Covid-19.
Ainda neste primeiro dia de trabalho de 2021, os vereadores elegeram a nova-mesa diretora para o biênio 2021/2022, que reconduziu, pelo sexto biênio consecutivo, o vereador Luciano dos Santos para a presidência da casa legislativa. A única chapa inscrita para a disputa teve Luciano dos Santos (presidente), Adriano Carvalho (vice-presidente), José Carlos Sizino Franco – JJ (1º secretário) e Maria Aparecida Santos Dias (2ª secretária).
Após a posse, cada vereador se dirigiu à tribuna para os seus respectivos discursos. Luciano dos Santos, já como presidente reeleito, agradeceu a confiança dos pares em reconduzi-lo à chefia do poder legislativo. “Estou iniciando o meu quinto mandato e pelo sexto biênio consecutivo, exerço a presidência desta casa. Quero agradecer, mais uma vez a confiança de cada vereador e vou continuar o desenvolvendo um trabalho de parceria e fiscalização do poder executivo. Afinal, este é o nosso papel de vereador. A responsabilidade e a transparência na gestão também serão a nossa prioridade”, destacou Luciano.
Após a posse dos vereadores e a eleição da mesa-diretora da Câmara, o presidente da casa, Luciano dos Santos empossou o prefeito José de Araújo (Juca) e o vice-prefeito, Janio Dias. Juca assume a prefeitura pela segunda vez. Ele já foi prefeito de Laranjeiras, de 2013 a 2016, antes disso, vereador por um mandato e logo em seguida assumiu o cargo de vice-prefeito.
Janio Dias, que também é um experiente político no município, assumiu a função de vereador por três mandatos e durante dez anos assumiu a vice-presidência da Câmara. A pretensão dos novos gestores é governar Laranjeiras a ‘quatro mãos’, ou seja, tomando decisões em conjunto, como foi colocado em campanha.
ASCOM Câmara de Laranjeiras