Lagarto mais uma vez fica abaixo da meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Publicado essa semana, o indicador mostra ainda que o município ficou atrás de outras cidades sergipanas muito menores e com muito menos recursos para investir, como Poço Verde, Pedra Mole e Telha, além de uma dezena de outras.
O IBED é usado desde 2007 para medir o desempenho da educação básica no país. Na pesquisa de 2019, a cidade de Lagarto ficou abaixo da meta nacional, fruto de uma má administração da gestão Hilda de Gustinho. O município ainda ficou em uma péssima colocação se comparado a outas cidades do Estado.
Ficar posições bem abaixo de pequenos municípios revela que ainda existe muito o que melhorar em Lagarto para atingir um patamar aceitável e contribuir para se alcançar a meta nacional.
As escolas que obtiveram as notas mais baixas do município foram a Escola Municipal Paulo Rodrigues de Nascimento, localizada no bairro Matinha, e a Escola Municipal Antônio Francisco de Jesus, localizada no povoado Campo do Crioulo.
Não é surpresa que essas duas localidades foram que obtiveram menor avaliação, pois elas sempre foram negligenciadas pela atual gestão Hilda de Gustinho desde as questões desenvolvimentistas até a educação.
Esses dados trazidos pelo IDEB são apenas reflexo de uma administração municipal que não está preocupada com a qualidade da educação dos seus munícipes.
Mesmo as escolas que obtiveram melhores desempenho ainda estão longe de alcançar os percentuais médios obtidos pela maioria dos municípios brasileiros.