A Prefeitura de Lagarto falhou mais uma vez em promover uma educação de qualidade para a população. Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Lagarto não atingiram as metas previstas para o Ensino Fundamental pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.
Usado como forma de avaliar a educação básica desde 2007, o indicador apontou um desempenho insuficiente da gestão Hilda de Gustinho. Os números não são satisfatórios e não contribuem para alcançar a meta nacional.
O objetivo principal, segundo o MEC, é que o Brasil conquiste 6 pontos no Ideb da primeira etapa do Ensino Fundamental até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. O município de Lagarto ficou com a nota 4,9 e 4,1 no fundamental I e II, respectivamente, longe da meta nacional. Conseguir atingir a meta em tão curto prazo será um desafio para a gestão que assumir o próximo mandato.
A falta de compromisso e prioridade da atual gestão com a educação básica prejudica o desenvolvimento do município, pois o principal indicador da educação mostra que o índice de aprendizagem das escolas municipais está fora dos parâmetros aceitáveis.